O deputado federal Romário de Souza Faria, o Romário ex-craque da Seleção Brasileira, desembarca amanhã às 7h, no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, para apoiar a candidatura do deputado federal Mauro Nazif à prefeitura da Capital, pela Coligação Porto Velho: A hora é Agora! Por volta das 9h30 haverá uma carreta pelas principais ruas e avenidas da cidade com participação de centenas de pessoas, que apoiam doutor Mauro e Dalton Di Franco. Essa é a primeira vez que Romário visita Rondônia para hipotecar apoio a um candidato.
Romário nasceu na comunidade do Jacarezinho, no subúrbio do Rio de Janeiro. De origem humilde, com o apoio dos pais, e o incrível talento com a bola nos pés, o popular“Baixinho” venceu os marcadores da vida através do futebol. Em 1994, Romário foi protagonista no tetracampeonato do Brasil na Copa dos Estados Unidos, tornando-se o melhor jogador do mundo.
“A visita de Romário a Porto Velho, vai endossar e reforçar a candidatura de Mauro Nazif á prefeitura da Capital. Ele é um grande conhecedor e admirador do trabalho do doutor Mauro", declarou o presidente Nacional do Partido Socialista (PSB), Eduardo Campos. "Assim como o presidente da Comissão do Meio Ambiente no Senado Federal, senador Rodrigo Rollemberg; e o senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária; e o vice-governador de Rondônia, Airton Gurgacz, agora é a vez de Romário; o craque da seleção reforçar esse time”, reiterou Campos .
Romário é craque dentro e fora de campo. Hoje, um típico paizão de seis filhos, leva toda sua experiência e determinação ao campo da política. Eleito deputado federal em 2010 pelo PSB-RJ com 146.859 votos, o “Baixinho” atua diariamente para mudar a vida de milhares de crianças e jovens de comunidade e prover as pessoas com deficiência de atenção, respeito e direitos junto à sociedade.
“Na Câmara dos Deputados, Romário é o 1º vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, suplente da Comissão de Educação e Cultura, Vice-presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, Diretor de Assuntos Esportivos e Acessibilidade da Frente Parlamentar da Atividade Física. Genial nos gramados, Romário agora é um campeão a serviço do povo. O apoio dele a nossa candidatura, sem dúvida nenhuma, deixa evidente a sua preocupação com a população de Porto Velho”, comentou Mauro Nazif.
Em 2000, Romário foi escolhido pela FIFA como um dos cinco maiores jogadores da história. No mesmo ano, foi eleito melhor jogador das Américas pela revista uruguaia El País e ganhou a Bola de Ouro da revista Placar, como melhor jogador do Campeonato Brasileiro. O “gênio da grande área”, como ficou conhecido, atingiu a marca de 1.002 gols em 2007.
A vitoriosa trajetória nos gramados levou o atleta a fundar o Instituto Romário de Souza Faria em 1995 e idealizar o Projeto Romarinho, que funcionou de 1999 a 2002.
Com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais e criar oportunidades para as crianças carentes através do futebol, o projeto atendeu a centenas de crianças e jovens extremamente pobres dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Além do treino esportivo, as crianças e jovens tinham alimentação, serviços médicos, transporte e educação para a cidadania, o que resultou na decisão de muitos jovens em se afastar da vida de crime. Ações com as que serão implementadas na gestão de Mauro Nazif em Porto Velho.