Lindomar Garçon (PV), candidato à prefeitura da Capital pela coligação “Por Amor a Porto Velho”, visitou o Baixo Madeira para verificar a situação dos moradores de Itapirema, São Carlos, Calama, Demarcação, Terra Caída e Nazaré. Eles reclamaram principalmente das deficiências na área de saúde e da falta de fornecimento de água tratada. Garçon disse que, se eleito, abrirá imediatamente poços artesianos para atender a comunidade.
O pescador José Antônio disse que os moradores da comunidade não precisam de dinheiro fácil nem de combustível para escolher o próximo prefeito. “Precisamos de um prefeito sério, que trate seu povo com respeito e honre seus compromissos, tanto de campanha, quanto de responsabilidade e dever em todas as áreas a ele confiadas na prefeitura”, disse o ribeirinho, afirmando que o candidato dos moradores do Baixo Madeira já estava definido.
Em Nazaré, Garçon participou da Festa da Melancia, que além de oferecer oportunidade de negócios para os moradores, conta com uma vasta programação, envolvendo atrações musicais, comidas típicas, dança da melancia, tenda da cultura ribeirinha, concurso da melancia mais pesada, melhor arremessador da fruta, sorteios e a escolha da rainha e princesa da festa.
De acordo com os organizadores, só é possível realizar o evento graças ao esforço e dedicação dos próprios produtores e moradores da comunidade. Um grupo que chama muita atenção no evento é o Movimento de Mulheres Ribeirinhas do Baixo e Médio Madeira. Peças artesanais e a culinária são os pontos fortes.
Enfeites para decoração, panos de pratos, bonecas, lenços, saídas de praia e vários outros produtos são confeccionados e vendidos pelas integrantes do movimento, uma maneira criativa de aumentar a renda familiar. Garçon se comprometeu em apoiar com mais ênfase o trabalho dessas mulheres, se for eleito.