O Projeto Estradão do DER – Departamento Estradas e Rodagem de Rondônia estaria utilizando cascalhos oriundos de cascalheiras irregulares, sem registro no DNPM – departamento nacional de pesquisas minerais.
O caso que o Ministério Público Estadual já estaria investigando aponta para além da extração ilegal, a venda para particulares, utilizando-se caminhões do Governo de Rondônia para entrega.
No serviço de encascalhamento na estrada da Penal, no trecho entre Porto Velho e São Carlos, foi retirado mais de 700 carradas num terreno que fica a cerca de 5 km após a entrada para São Carlos.
Em outra cascalheira, após o valão na localidade do “Jacu”, mais de 100 carradas teriam sido retiradas. Outra grande quantidade de cascalho foi extraída em outra localidade, nas proximidades do “Buchudo”. Em todas estas cascalheiras, não existe autorização legal para extração.
Porém, como o Governo de Rondônia não possui cascalheira própria, é de se concluir que houve alguma licitação para a compra deste produto. Hipoteticamente, alguém pode estar tirando nota de venda do produto destas cascalheiras irregulares. Um caso para ser investigado com celeridade pelos fiscais diligentes da lei.
Mais um grande relação de denuncias e desmandos administrativos no DER estão sendo protocoladas no MPE.