O governador Confúcio Moura (PMDB) insiste em seu blog que está moralizando a administração pública estadual, mas a realidade de seus assessores de confiança nos órgãos públicos insistem em desmenti-lo.
O presidente do IPEM em Rondônia, Osni Ortiz, está agindo claramente em benefício próprio e confiante na impunidade, não procura sequer dissimular a irregularidade.
Morador de Rolim de Moura, Osni Ortiz está recebendo diárias para viajar para sua cidade, onde tem residência. Para piorar a situação : recebe diárias para tratar de assuntos particulares , como participar de paraninfo da turma 2007 de um Curso de Licenciatura em Pedagogia naquele município.
O descaramento no IPEM chegou a tal ponto que o presidente, além de receber as diárias ilegais para tratar de assuntos particulares em sua cidade, ainda levou a tiracolo, às custas do contribuinte , José da Silva Soares, seua ssessor. Conforme denunciou um ex-funcionário do instituto, que entregou documentos à reportagem.
A concessão de diárias foi solicitada por Dayana Campos Valadares, chefe de gabinete do IPEM, ao diretor administrativo financeiro do órgão. O próprio Osni Ortiz autorizou diárias para ele ir na formatura e para assessor.