À tarde de sexta-feira, 29 de julho, foi um momento obscuro para os mais de 15 mil alunos atletas do Estado de Rondônia que estavam na expectativa para o começo dos Jogos Escolares de Rondônia, JOER, já em agosto. Normalmente fico atento pela tarde nas notícias que circulam pelos sites de notícias e informações, contudo este foi um dia que infelizmente aconteceu algo estranho: os 48 atletas do futsal que coordeno, juntamente com Jonathan Ferraz e a Professora Jaqueline de Brum, pela primeira vez neste ano me fizeram sentir orgulho deles, pela parte disciplinar, todos presentes no treino. O amistoso contra a Escola Tancredo Neves foi um espetáculo de gols, enfim o infantil masculino da Escola Capitão Cláudio fez 8 a 1, já o juvenil masculino 4 a 2 também contra a mesma escola, neste caso a primeira vitória de um time considerado apenas como participante do Joer.
Após os amistosos, um de nossos colaboradores, Iuri Dantas, chegou em mim e disse: “O tempo está se fechando”, comentando sobre uma possível chuva naquela tarde. Não importei com o que dizia, minha pessoa estava contente com o feito da equipe do juvenil masculino, enfim, desde fevereiro treinando, muitas derrotas em amistosos, entrada e saída de jogadores até se chegar num time perfeito, e com isso a vitória, passávamos então de participante para a competição do Joer, quando pela noite momentos tempos do Jornal de Rondônia, atletas do futsal, futebol de campo e xadrez me ligaram, muitos chorando, informando que o Joer tinha sido cancelado, foi um choque muito forte para todos.
Em menos de 30 minutos recebi nada mais do que 47 ligações, entre atendidas e perdidas, entretanto dois casos me deixaram marcado na memória, dois jogadores chorando me emocionaram, chorando por causa da incompetência de nossos representantes no poder de cancelarem os Jogos Escolares 2011. Como é que pode o Governo de Rondônia deixar isso acontecer? Quem vai pagar as despesas obtidas com gastos em uniformes e materiais para os jogadores? O futuro de nossos jovens atletas foram jogadas no lixo, como um material sem utilidade, ou seja, nossos representantes não entendem e nem entenderão o mal que ocasionaram a eles próprios e a esses alunos. Com toda a certeza querem ver nossos estudantes serem marginais.
A nota de esclarecimento da Seduc sobre o cancelamento do Joer 2011 em nada ajudará acalmar os ânimos desses jovens que vêem uma oportunidade através dos esportes, na nota tem essa parte: “A Seduc acredita que o esporte nas escolas é essencial para o desenvolvimento integral do aluno”, então se acreditam por que fizeram isso. E outra: “Os estudantes rondonienses classificados para as últimas edições das Olimpíadas Escolares, fase nacional dos jogos, obtiveram classificações pífias em razão do formato inadequado do Joer”, isso é uma pouca vergonha dizer esse fato, todos os alunos atletas sabem que o estado não dá recursos para que tenham ótimos resultados, com o cancelamento do Joer isso só prova que o atual governo não tem competência para administrar Rondônia.
Concordo quando dizem: “O projeto dos Jogos Escolares de Rondônia de 2012 será totalmente remodelado”, isso é uma boa notícia, contudo para quer trazer cubanos para Rondônia, será que nós – brasileiros, rondonienses – não temos competência? Lembre-se senhores políticos eleições vêm aí, os jovens que afetaram hoje, lhes darão o troco nas urnas, serei uma pessoa critica deste atual governo em que nada está fazendo de melhor para o nosso estado, e outra, os nobres deputados o que estão fazendo para ajudar os estudantes? A resposta é clara: Nada. O TCE, Tribunal de Contas do Estado, só prejudicou nossos jovens atletas, mas o culpado de tudo isso vou deixar para vocês caro leitores me dizerem.
Esse artigo não quis expor toda a minha indignação, contudo tenho outro pronto, com tudo o que tem por direito reclamar, estou preparado para enfrentar as regalias que irão me impor, pois assim como nos artigos anteriores sobre o Joer, sofri embates, mas minha opinião não irá mudar: “Nossos políticos não querem se preocupar com a educação e esporte escolar, só querem saber de seus próprios problemas”.
E peço: alunos de todo o estado de Rondônia, que estavam se preparando para o Joer, vamos fazer protestos pacíficos exigir a realizar dos jogos escolares, vamos mudar essa situação, unidos podemos reverter essa incompetência de nossos representantes.
(*) Jornalista. Atualmente trabalha no Jornal Alto Madeira como editor de Cultura. Apresenta o programa “Escola na Rádio”, pela Rádio Comunitário Rio Madeira FM. E-mail: josedeholanda@gmail.com – Contato: 9211 2180.