O senador pedetista Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou em pronunciamento realizado na noite de quinta-feira, 8 de abril, que “queremos viver na Amazônia e da Amazônia”. Durante seu discurso, o parlamentar elogiou os avanços obtidos no Fórum de Sustentabilidade de Manaus, promovido nos dias 26, 27 e 28 de março e comentou sobre as riquezas da região amazônica.
Segundo Acir, o encontro apontou que é possível a ajuda de outros países para investimentos na Amazônia na forma de um fundo mundial. “Afirmo que esse fundo mundial não deve ser apenas mantido por um único país, mas por todos aqueles que contribuem para a poluição em escala mundial”, argumentou. Acir explicou que é preciso estabelecer, no país, como funcionará esse fundo. “Cabe a nós, criar o estatuto que fundamente a arrecadação, no Exterior, e a distribuição desse fundo, na Amazônia, com a mesma seriedade e urgência que discutimos os royalties do pré-sal”, destacou.
Ao final, Gurgacz comentou que as riquezas de exploração não-regulamentada da Amazônia, como a reserva indígena de Roosevelt, localizada na região de Cacoal, em Rondônia, representam uma inesgotável fonte de renda para o Brasil e Rondônia e não devem ser desprezadas. “Precisamos obter condições legais de produzir com responsabilidade e sustentabilidade, assim como obter a valorização pela conservação da nossa floresta. Queremos produzir na Amazônia, mas respeitando as leis da natureza”, finalizou.