A implantação de todas as séries do ensino fundamental e médio em todas as escolas indígenas é a proposta apresentada na Assembléia Legislativa, pelo deputado Miguel Sena (PV), e que já foi encaminhada ao Governo Estadual através da Secretaria Estadual de Educação - Seduc, para análises e providências.
Justifica o parlamentar, ser preciso desenvolver ações administrativas e pedagógicas, de apoio as escolas indígenas, visando evitar a migração de famílias e de estudantes, para os centros urbanos.
O deputado Miguel Sena apresentou e o plenário da Assembléia Legislativa aprovou também, indicação reivindicando a Seduc, agilizar estudos de viabilidade técnica, visando a criação na estrutura organizacional daquela secretaria, o Departamento de Educação Indígena. “É preciso dar mais atenção e tratar a educação indígena de forma que esteja de acordo com a realidade do índio”, observa o parlamentar.
Foi aprovado também pelo plenário da Assembléia Legislativa, durante sessão ordinária, indicação de autoria do deputado Miguel Sena, reivindicando ao Governo Estadual, que proceda a construção das escolas indígenas, adaptadas à realidade local, com estrutura física que garanta seu bom funcionamento.