Educomunicar, humanização da Polícia e abertura de mídia foram pilares da evolução da PM/RO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em 11 de maio de 2016 o Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, sob ordens do Coronel Enedy Dia de Araújo, assumiu o comando de um setor que até então sempre existiu na corporação, mas com uma eficácia parcial em relação ao divulgar dos atos da Polícia Militar, até pelo motivo de tem pouco mão de obra disponível para a função. Com a chegada e nomeação do Capitão Renato Suffi para assumir a Chefia do Centro de Comunicação Social (Secoms/PM) a história mudou e ao lado do Jornalista Lenílson Guedes capítulos importantes foram escritos, visualizados, compreendidos e penetrados no coração da sociedade.
As primeiras ações foi formar literalmente um Centro com pessoas preparadas para as diversas ferramentas de comunicação social. Para que isso acontecesse o Capitão Suffi buscou no próprio efetivo da corporação, membros pré-dispostos com conhecimento de arte final, fotografia, cinegrafia, redes sociais e outras atividades e a partir daí iniciou-se a escalada de visualização que antes era estadual e hoje o alcance chega a ser mundial.
Um exemplo disso foi a reformulação do site institucional da corporação que após exame minucioso em endereços eletrônicos de diversas polícias do mundo foi assimilados os pontos positivos de vários e criado o atual layout da pagina da PM/RO. “Hoje nosso site e nossas redes sociais conta com a visualização de países como: EUA, Bolívia, Índia, Alemanha, Holanda, Nicarágua, Peru, Angola, Argentina e Bangladesh”, comenta Suffi.
Campanhas em redes sociais da Secoms/PM
Controle
Hoje a Secoms/PMRO tem o controle total da abrangência de sua penetração, por meio dos produtos midiáticos confeccionados pelo próprio setor, bem como os mediados com aços de assessoria e ações de relações públicas com o público interno e externo. A transparência dos fatos, a divulgação dos feitos, proporcionou também o resgate pelo orgulho de ser policial militar teve a chama reacesa
Eventos da PM se tornaram verdadeiros espetáculos
Pilares
Por meio da abertura de mídia, humanização da polícia e do educomunicar, a nova filosofia foi implantada e o sucesso é colhidos após dois anos de implantação. Campanhas como as dicas de segurança, que são veiculadas sem ônus ao estado no site do Rondoniaovivo, ações motivacionais, comportamentais e mostrar que a polícia é um instrumento de paz, que age com rigor se preciso for. “A polícia não é repressora cheia de pessoas armadas, prontas para atirar”, comenta Suffi. “São servidores do povo, pais, mães que atuam diferenciando a ocorrência como psicólogos, braço amigo, protetor, mediador e diversas facetas de nossos policiais que estão disponíveis todos os dias e 24 horas de nossa comunidade”, explica.
“Nós buscamos várias formas e informar a população e trazê-la para nosso lado, além disso nossos praças notam essa via de duas mãos e isso tem refletido nos números das estatísticas que diretor postamos e passamos para a imprensa”, comenta Suffi. “Graças a parcerias com a iniciativa privada, equipamos nosso departamento e até teremos em breve seis outdoors em pontos de grande visibilidade, além de emendas parlamentares ao qual somos gratos e nesta soma de esforços que resulta neste sucesso destes dois anos”, celebra o Chefe do Cecoms/PM. “Esta soma de esforços é também compartilhada com os parceiros do Cecoms, que são a Cabo/PM Wilany, Aluna Cabo Raicinaluz, Aluno Cabo Simplício, Sd/PM Edileusa, Sd/PM Jordan, Sd/PM Alfredo, Sd/PM Edixon, Sd R Reis, Servidor Civil Arnaldo e jornalista Lenilson Guedes”, complementa.
Cultura
A Polícia Militar também tem atuado com afinco em seus eventos. “Estamos literalmente com parcerias de espetáculos, tanto na qualidade de som que atende a banda da PM, cerimônias, formaturas e agora além de alçar voos nas redes sociais estamos na sétima arte”, comenta Suffi, referindo-se a parceria que envolveu a elite da polícia militar, Núcleo de Operações Aéreas (NOA), treinamento para atores com armas, simulacros e até apoio na direção das imagens de ação. “Foi uma experiência com o Rondoniaovivo que torna-se um marco e ficamos felizes por fazer parte deste trabalho”, celebra o Comandante Geral da PM Cel. Enedy.
NOA e Elite da PM em ação nas filmagens de Amor de Mãe
Instrução por parte da PM ao ator que atuava como "Pirata"
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!