Soldados do Corpo de Bombeiros de Rondônia estão passando por situações de excesso de carga de trabalho em desconformidade com a constituição estadual. Denúncias feitas a reportagem do Rondoniaovivo dão conta que os soldados estão trabalhando numa escala de 24hs seguidas, por menos de 12 horas de descanso, de acordo com o que reza o regimento interno da corporação.
De acordo com uma escala de serviços do 1 Grupamento de Bombeiros da capital, uma equipe de oito bombeiros trabalhou durante toda a sexta-feira (25), e saiu de serviço na manhã deste sábado (26), ás 8hs da manhã. A mesma equipe que mal teve tempo para dormir, foi novamente convocada, através da Escala Extra ( 088), para se apresentarem ás 17hs deste sábado, para outra jornada de serviços de 12hs, para dar suporte ao evento denominado “Corrida do Fogo”.
A escala está disponível no 1GB, no quadro de avisos da corporação. A reclamação de trabalho acima do permitido pela lei, já foi alvo de protestos de esposas de membros da corporação e está inserida na pauta de reivindicação em negociação com o governo.
A preocupação dos bombeiros é quanto a qualidade da prestação de serviço a sociedade, onde os soldados atendem diversas ocorrências de acidentes, queimadas urbanas e não tem tempo necessário para recuperarem o vigor físico necessário para honrar o lema de instituïção, que é “vidas a Salvar”. Um novo protesto pode ser articulado, caso o Comandante Geral dos Bombeiros, Coronel BM Nunes, não mude os procedimentos administrativos que estão castigando os soldados do fogo.
GASOLINA
O armazenamento irregular de cerca de 4700 litros de gasolina adulterada na quadra de areia do quartel do conjunto habitacional Marechal Rondon também é preocupação de membros da corporação. A venda irregular do produto por R$2,00/ litro para membros do quartel também foi denunciada a reportagem do Rondoniaovivo.