O ex-voluntário da Polícia Militar é apontado como principal líder de uma quadrilha especializada em praticar assaltos em propriedades rurais, nos municípios de Bujari e de Porto Acre, onde mantiveram reféns no final de semana, em uma fazenda.
Ulisses Martins Ferraz (25) foi preso na tarde de segunda-feira em uma propriedade do Ramal dos Paulistas, na AC-10, com os cúmplices José da Silva Mendonça (30) e um menor de 17 anos. Outro membro do bando, Givanildo da Silva Paixão (30), foi preso em sua casa no bairro Chico Mendes.
O quinto e último membro, apontado como o mais perigoso, Edir da Costa Tavares foi preso na noite de domingo depois de balear um policial militar e de ser hospitalizado com oito perfurações à bala quando em uma troca de tiros com uma guarnição da Companhia de Operações Especiais(COE).
O ASSALTO
Por volta das 20h30 de domingo, a quadrilha invadiu uma fazenda na Reserva da Castanheira e renderam o proprietário José Rodrigues Barbosa Filho (29), a esposa Maria dos Prazeres Barbosa (40) e o sogro.
Ameaçados de morte, os assaltantes subtraíram do pequeno pecuarista R$ 3.455 mil e uma moto Brós. Antes de fugirem, deixaram as pessoas amarradas para que não os perseguissem ou tivessem tempo de chamar a polícia.
Por volta das 23h do mesmo dia, uma guarnição da Companhia de Operações Especiais (COE), que se dirigia para o local da ocorrência, se deparou com três dos assaltantes que estavam em duas motocicletas, entre as quais, a roubada no assalto à fazenda.
Ao vê-los, Edir da Costa Tavares, que estava nas Brós roubada, sacou uma pistola 7.65 e atirou contra os policiais, atingindo o soldado Jardeíson Pereira da Cunha de raspão na testa. Os primeiros disparos foram feitos próximo ao Recanto do Tubarão, iniciando-se uma perseguição.
Nas proximidades do Hospital Santa Juliana, os assaltantes voltaram a trocar tiros com os policiais e dois deles conseguiram escapar pelo mato. Edir da Costa Tavares levou oito tiros e teve que ser internado no setor de emergência do pronto-socorro.
Naquela oportunidade, os policiais apreenderam todo o dinheiro e a motocicleta roubados no assalto, uma pistola e um revólver 38 com todos os projéteis disparados. Desde então, dezenas de policiais passaram a procurar os demais integrantes do bando.
Na tarde de anteontem, todos acabaram presos, especialmente, o ex-PM voluntário Ulisses Martins Ferraz, que liderava o grupo. Na casa de Givanildo dos Santos Paixão, o último a ser preso no bairro Chico Mendes, os policiais apreenderam três espingardas, duas com calibre 20 e uma 28.