Operação Savana envolve 160 agentes da PF e cumpre mandados de prisão e busca e apreensão
Em nota oficial divulgada pela Polícia Federal sobre a operação Savana, foi confirmado que 160 agentes federais do Acre, Amazonas e Mator Grosso, participam da ação para cumprir dez Mandados de Prisão e 30 de Busca e Apreensão em todo o Estado contra servidores públicos e empresários ligados a um esquema de corrupção utilizando o Sisflora (Sistema de Controle do Fluxo de Produtos Florestais) desenvolvido pela empresa Tecnomapas.
A operação Savana teve início na manhã desta quinta-feira(05), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF)e acontece simultaneamente em Rondônia e no Mato Grosso.
Os municípios de Rondônia em que Savana está acontecendo são: Porto Velho, Cujubim e Buritis.
A PF e o MPF não divulgaram os nomes das pessoas que tiveram Mandado de Prisão decretado pois a operação ainda está em curso.
Algumas pessoas já estão detidas e prestando esclarecimento na sede da Superintência da Polícia Federal, entre elas o assessor jurídico da Sedam Rui Freire e mais dois advogados e o procurador federal Marco Antônia Maia com atuação no Ibama de Rondônia. Foi confirmada também a prisão de outro funcionário da Sedam identificado apenas pelo nome de Sérgio.
Sedam
Os servidores da Sedam foram presos após confirmadas irregularidades em processos de manejo de três empresas do interior, segundo o secretário da Sedam Cletho Muniz de Brito. O secretário que saiu na defesa dos servidores garantiu à imprensa que não havia servidores do órgão envolvidos em esquemas de irregularidades em processos. Segundo ele, os servidores foram apenas à sede da PF para prestar maiores esclarecimentos
Integrantes da Comissão de Prerrogativas da OAB/RO já se encontram na seda da PF para acompanhar depoimentos e a conduta dos policiais federais com os advogados detidos.
EMPRESAS
As três empresas que tiveram Mandado de Busca e Apreensão emitidos pela Justiça Federal, para que a Sedam entregasse seus respectivos processos foram a L L Ind. Com de Madeiras Ltda, Imp e Exp de Madeiras Silva Silveira e Ind e Com de Mad. Avelar.
O Ministério Público Federal em Rondônia, em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou nesta quinta-feira (05), a Operação Savana. O objetivo é cumprir mandados judiciais de prisão, busca e apreensão contra servidores públicos e empresários ligados a um esquema de corrupção utilizando o Sisflora (Sistema de Controle do Fluxo de Produtos Florestais) desenvolvido pela empresa Tecnomapas.
O monitoramento judicial confrontado com acompanhamento de campo e consultas ao programa informatizado descortinou um esquema de criação fictícia de créditos nobanco de dados da administração e concessão irregular de licenças ambientais.