INCRÍVEL - Governo Boliviano devolve carro sem qualquer registro de roubo no Brasil

Na tentativa de mostrar empenho em resolver a questão de roubo de mais de 30 mil veículos do Brasil, o governo boliviano devolve para Rondônia um carro que não tem qualquer ocorrência na Delegacia de Furtos e Roubos e o “dono” do veículo não é localizado

INCRÍVEL - Governo Boliviano devolve carro sem qualquer registro de roubo no Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A delegacia especializada em repressão a Furtos e Roubos de Veículos de Rondônia, que tem o delegado Antônio Brito como titular, está com um caso no mínimo inusitado para solucionar. Entre as peculiaridades do caso, o delegado tenta encontrar o proprietário de um veículo que foi “aparentemente” roubado e conduzido para a Bolívia. Outro detalhe é que não há qualquer registro sobre caso na referida delegacia, ou em qualquer outra do país.
HISTÓRICO
O estado de Rondônia sofre em tentar fiscalizar a fronteira com a Bolívia, país vizinho que legaliza todos os carros e motos roubadas no Brasil. O esquema da máfia boliviana, que tem nos seus quadros desde juizes e promotores de justiça até agentes alfandegários, já foi alvo de denúncias deste jornal eletrônico por diversas vezes. Com a operação São Cristóvão, comando policial móvel na Br 364, rodovia que dá acesso ao paraíso dos receptadores de carros, a Polícia Civil de Rondônia conseguiu diminuir os índices de furtos e roubos de veículos no estado. Porém, o inusitado estava por vir.
SOBRE O CASO
O governo Boliviano, num lampejo de decência mandou devolver um carro que de acordo com autoridades daquele país, seria furtado no Brasil. Acontece que a Bolívia já legalizou mais de 30.000 carros, caminhões e motos de fabricação brasileira e as autoridades do referido país, encontraram apenas um Fiat palio, placa NBB 2586, chassis 9bd178096w0641836, ano 98/98 de cor vermelha. Acontece que o carro em questão não possui registro de furto ou roubo no Brasil.
GOVERNO FEDERAL
Todo o procedimento de devolução do automóvel aconteceu com acompanhamento dos governo federais dos dois países e, envolveu o ministro Lineu de Paula, subchefe de gabinete do Ministério das Relações Exteriores e o DIPROVE / Pando, órgão boliviano que cuida de furto de carros no país vizinho, o Brasil. Segundo o oficio, o carro encontra-se aprendido no quartel de Cobija, cidade boliviana que faz fronteira com o estado do Acre.
EM BUSCA DO DONO DO VEÍCULO
Segundo o delegado Antônio Brito, uma equipe de agentes tenta solucionar o caso. O documento está em nome de Marcos Alberto da Costa, com endereço na rua Álvaro Maia, 2966, Porto Velho. Porém, no referido endereço, ninguém conhece o “proprietário”. Segundo o morador do local, Jorge Guedes da Silva, Marcos não reside, nem nunca residiu neste endereço. No local funciona o despachante de veículos JG. Segundo a Polícia, não está descartado um possível golpe na empresa que financiou o veículo, Trescinco Administradora e Consórcio, onde estelionatários compram veículos em nome de terceiros, os chamados “laranjas” e depois levam o carro até a fronteira, onde trocam por drogas e armas. De acordo com o delegado que investiga o caso, é no mínimo atípica a devolução de um carro pelos bolivianos. “Ainda mais quando o veículo não tem queixa de roubo” afirmou Brito.
FUNDO PARA SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS
Para tentar garantir mais segurança ao Brasil, naqueles estados que fazem fronteiras com outros países latino-americanos, o senador Expedito Júnior (PR-RO) apresentou no Senado, nomes de março, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o Fundo Emergencial Temporários de Segurança nas Fronteiras (FESF). "Esses recursos extraordinários seriam para cooperação em ações de vigilância e segurança nas fronteiras", explicou o senador na época. Só em Rondônia, há três mil km de fronteiras que precisam de atenção especial. Quando apresentou a Proposta o senador pediu urgência na tramitação "por ser matéria de grande interesse, na área de segurança pública e colabora para o combate à violência". Atualmente, a A PEC está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aguardando designação de relator. Em paralelo, o senador estuda um projeto da França sobre a criação da Polícia de Fronteira, o qual pretende adequar para a realidade das fronteiras do Brasil. *VEJA TAMBÉM: * Polícia recupera motos roubadas que seriam levadas para incorporar frota Boliviana * Polícia prende quadrilha que tentava mandar caminhonete para a Bolívia * ESPECIAL – Máfia do roubo de carros age em Rondônia com conivência de autoridades bolivianas * ESPECIAL 2ª PARTE – Veículos roubados em Rondônia são usados como moedas de troca para drogas e armas
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS