Roraima - Moradores denunciam poluição de igarapé

Roraima - Moradores denunciam poluição de igarapé

Roraima - Moradores denunciam poluição de igarapé

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Os moradores dos bairros por onde passa o igarapé Grande estão cada vez mais preocupados com a poluição da água. A reclamação constante diz respeito à lagoa de estabilização da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) que está lançando uma água de cor esverdeada no igarapé. *O igarapé Grande tem passado por agressões constantes. Primeiro a lixeira pública e agora a lagoa de estabilização, isso sem contar com a poluição causada pela própria população que tem se instalado em áreas de invasão muito próximas do leito, como é o caso do bairro Brigadeiro. *O morador do bairro Centenário, Antônio Brandão, disse que antes da instalação da lagoa de estabilização, o igarapé era limpo e os moradores dos bairros próximos tomavam banho e pescavam no local. *“Hoje evitamos até passar aqui próximo, pois o mau cheiro toma conta de tudo. A água está completamente diferente. Agora tem essa cor esverdeada e não vemos mais peixes por aqui. O único lugar que ainda não está poluído é a parte antes de chegar aqui na lagoa”, disse Brandão. *A dona-de-casa Ana Conceição Silva também lembra com saudade da época em que o igarapé era um local de lazer para as famílias. “Meu neto foi ao igarapé esses dias e ficou doente. Nós avisamos para ele não entrar na água, mas ele desobedeceu e está sofrendo as conseqüências”, contou Conceição. *FEMACT – O presidente da Fundação do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Femact), Daniel Gianluppi, disse que a fiscalização ambiental dentro do município é de responsabilidade da prefeitura, mas a Femact oferece todo apoio à Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, caso necessite. *“De modo geral, todos os igarapés de Boa Vista têm sofrido com a urbanização da cidade. Na área específica do igarapé Grande temos um sério problema com as invasões e falta de conscientização da população com relação à preservação do local. Nós, como órgão de fiscalização ambiental, fazemos a nossa parte, mas precisamos contar com o apoio da comunidade”, destacou Gianluppi. *Sobre a possibilidade da Femact ter que autuar um outro órgão do governo, que não esteja cumprindo a legislação ambiental, Gianluppi disse que para isso está sendo realizada uma mudança sistêmica de licenciamento de obras dentro da esfera do governo, em especial em instituições como a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), CER (Companhia Energética de Roraima) e Secretaria Estadual de Infra-Estrutura. *“O governo hoje é planejador e executor de obras e isso não pode acontecer desta forma, pois quem executa não é o governo, e sim as empresas contratadas para execução dos projetos. Estas sim devem responder perante aos órgãos competentes caso haja alguma irregularidade. Com isso, os órgãos de fiscalização, em especial os do governo, terão mais liberdade para executar suas funções”, explicou Gianluppi.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS