Uma ação conjunta de policiais federais e fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) resultou ontem na apreensão de animais silvestres que eram mantidos em cativeiro em uma propriedade próxima da Fazenda Caju. Uma arara, dois macacos Aranhas, duas Maracanãs e um canário estavam em gaiolas e foram trazidos para a sede do Instituto em Boa Vista.
*De acordo com a Polícia Federal, ninguém foi preso e a mulher que se identificou como dona dos animais ficou intimada a comparecer na PF para prestar declarações, onde também será aberto um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).
*Os policiais chegaram ao cativeiro depois que houve denúncia na semana passada durante uma investigação na fazenda, relacionada a um confronto entre jagunços e colonos que estavam assentados no local. Na ocasião a mulher foi alertada que estava cometendo crime e deveria soltar os animais.
*Ontem os policiais e os fiscais retornaram ao local e os animais continuavam presos em gaiolas, o que provocou a imediata apreensão. As aves e os macacos foram levados para o Ibama e colocados em uma área destinadas a animais apreendidos atrás do prédio e, nos próximos dias, devem ser soltos em seu habitat natural.