Os líderes indígenas e dirigentes da Hutukara Associação Yanomami, Davi Kopenawa Yanomami e Dário Vitório Xiriana estão na Europa (Inglaterra, Alemanha e Noruega) denunciando nova invasão de mineiros em terras indígenas.
Segundo informações divulgadas nos jornais internacionais mais de 600 garimpeiros teriam invadido as terras yanomami e estariam trazendo aos índios doenças como gripe, malária, além de levarem para as aldeias álcool, drogas e prostituição.
Davi Yanomami e o filho dele, Dario, levaram à Londres uma carta pedindo ajuda aos governos estrangeiros. Eles pedirão ao governo britânico que ratifique uma convenção internacional que garante a propriedade tribal. Os líderes Yanomami falarão em Westminster na terça-feira durante o lançamento de um relatório feito pela ONG Sobrevivência Internacional.
De acordo com Dario, 600 mineiros entraram já nas terras protegidas e outras estão chegando para ajudar a invasão. "É um problema sério, porque os garimpeiros estão trazendo álcool, prostituição e doenças como gripe e malária", ele disse. "Nossa tribo está morrendo."
Segundo a matéria, duas semanas atrás Davi Yanomami teria confrontado o Presidente Lula da Silva em uma conferência. "Eu olhei nos olhos dele e disse: Yanomami não querem mineração em terras indígenas. O governo precisa ter muito cuidado porque não sabe conversar com natureza, mas a mineração danificará os pulmões da terra e deixará uma hemorragia mundial" falou o líder dos yanomami.