*Entre os presos na Operação Daniel, deflagrada pela Polícia Federal - que deteve 36 pessoas acusadas de explorar e comercializar madeira ilegalmente - está o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) e ex-gerente do Ibama no município de Ji-Paraná (RO), Erismar Moreira da Silva, acusado de conivência no esquema.
*De acordo com policiais federais da Delegacia Regional da PF de Ji-Paraná, ao todo são 58 mandados de prisão a serem cumpridos. A quadrilha é formada por funcionários do Ibama, empresários do ramo madeireiro, policiais, contadores, advogados e "lobistas" (aproveitadores que promovem a venda ilícita de Autorizações de Transporte de Produtos Florestais - ATPFs e notas fiscais) .
*Segundo o delegado federal Márcio Alves da Silva, um dos responsáveis pela Operação, as prisões estão ocorrendo nos municípios rondonienses de Ji-Paraná, Costa Marques, Cacoal, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé e Pimenta Bueno, e também em Rondonópolis/MT.
*Neste último, três policiais rodoviários federais foram presos por facilitarem a passagem de cargas ilegais de madeira. Segundo a delegacia da PF de Ji-Paraná, a lista com os nomes dos envolvidos deverá ser divulgada nesta tarde.
*Os presos responderão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, corrupção ativa, violação de sigilo funcional, concussão e crimes ambientais e ficarão à disposição da Justiça Federal no sistema penitenciário do Estado de Rondônia. A Polícia Rodoviária Federal informou que já abriu processo administrativo contra os agentes presos.
*(Luiz Alexandre)