Roraima - Mais de 300 presos estão foragidos da cadeia de Monte Cristo

Roraima - Mais de 300 presos estão foragidos da cadeia de Monte Cristo

Roraima - Mais de 300 presos estão foragidos da cadeia de Monte Cristo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A administração da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo informou que o número de presos que se encontram foragidos ultrapassa a casa dos 300. A afirmação foi feita ontem, por telefone, pelo diretor Renato Lang, durante entrevista sobre as duas últimas fugas ocorridas na semana passada, quando sete presos, todos pelo crime de assalto, pularam o muro da unidade prisional em circunstâncias que estão sendo investigadas. *Conforme o diretor, apesar do número elevado de fugitivos, a população carcerária do presídio está superlotada e até ontem abrigava mais de 660 presos, enquanto a capacidade era para pouco mais de 250. Lang questionou a falta de policiais militares e agentes carcerários para fazer uma segurança mais eficaz. *Ele explicou que hoje conta com nove agentes carcerários por plantão para tomar conta da segurança interna do presídio e oito policiais militares, também por plantões, para guarnecer toda a PA externamente. *Lang informou que o número de policiais e agentes é insuficiente para suprir a necessidade do sistema. Explicou que seus nove agentes têm que cuidar de 667 presos, o que dá 73 por agente, “o que é humanamente impossível”. Lembrou ainda que em uma matéria de uma revista de circulação nacional, enfocando o sistema prisional no Estado de São Paulo, mostrou que são 5,5 presos para cada agente, demonstrando que Roraima está longe da realidade. *Além da questão da mão-de-obra qualificada que é reduzida, outras situações também contribuem para o grande número de fugas. A iluminação do local é precária e há pontos em que não existe. “Isso contribui para que os presos consigam se esconder e conseqüentemente fugir”, lembrou um agente que pediu para não ter o nome divulgado. O armamento precário e em número reduzido é outro ponto que os agentes reclamam. *Alguns delegados de Polícia Civil, agentes e policiais militares ouvidos pela Folha, declararam ser inadmissível que presos fujam com tanta facilidade. Também disseram estar receosos com suas vidas sabendo que o bandido que prendem poderá fugir a qualquer momento. *“É difícil você ver um trabalho de investigação bem desenvolvido, que terminou na prisão do acusado, ser jogado na lama. Pois é assim que sentimos quando um bandido que prendemos foge do presídio”, desabafou um policial, que, como outros, teme em se identificar. *Os policiais alertam que é necessário que o Governo do Estado invista no sistema prisional para dar mais segurança à população. Para eles, é preciso a contratação imediata de mais agentes carcereiros, além de reforma na atual PA, principalmente no sistema de iluminação do local. ****Veja também: * Roraima - Ladrões roubam 25 mil de fiscal da Sefaz
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS