VOCÊ LEMBRA DELE? Ricardo Saud é preso outra vez. Você lembra quem ele é?

Ricardo Saud que foi citado numa delação feita por Valdir Aparecido Boni, executivo da JBS/ Friboi

VOCÊ LEMBRA DELE? Ricardo Saud é preso outra vez. Você lembra quem ele é?

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade (MDB), o empresário Joesley Batista, dono da JBS, e mais 14 foram presos nesta sexta-feira (9) em uma operação que investiga suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

 

Ao todo, são 19 mandados de prisão temporária (válida por 5 dias), um deles contra o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB), que está preso no Paraná. 

 

A PF cumpriu ainda, 63 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso.

 

Um dos mandados foi cumprido na casa do vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (MDB), que foi relator de uma medida provisória em 2014 que teria beneficiado a JBS. A casa do prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), ex-ministro de Dilma, também foi alvo da Operação Capitu.

 

Num primeiro momento, Ricardo Saud não havia sido localizado, e a PF chegou a dizer que ele estava no exterior. Mais tarde, entretanto, foi confirmada a prisão do executivo.

 

A notícia da prisão do ex-executivo da JBS, gerou bastante especulação também em Rondônia, já que não há muito tempo, Ricardo Saud que foi citado numa delação feita por Valdir Aparecido Boni, executivo da JBS/ Friboi, conforme vídeo abaixo. No vídeo o delator contou sobre um grande esquema de corrupção que aconteceria também em Porto Velho.

 

 

 

 

ONDE ESTÁ O VICE-PREFEITO

 

Um dos nomes, o mais conhecido a ser citato pelo executivo foi do vice-prefeito Edgar do Boi (PSDC). De acordo com a deleção, ele teria recebido R$ 2 milhões da empresa JBS. Logo se afastou do cargo e caiu no anonimato

 

Edgar do Boi foi considerado um dos mais influentes da administração Hildon Chaves, tendo indicado na época  pelo menos quatro secretários da atual, além de ter dezenas de indicações na administração, tendo até sua esposa como secretária adjunta da Semas Márcia Tonial. Mais e agora, por onde andaria nosso vice-prefeito, que a qualquer momento poderá ser lembrado pela equipe da lava jato?

 

 

 

 

ENTENDA O CASO

 

Em 2012, a JBS adquiriu as fábricas da Guaporé Carnes. Fábricas no Estado de Rondônia e Mato Grosso”... Começa aí o envolvimento oficial de rondonienses no esquema de corrupção da Operação Lava Jato, através da JBS, aquela megaempresa internacional que comprou centenas de políticos (mais de 1.800) de todos os naipes, além de autoridades de todos os poderes.

 

O então diretor da empresa, Valdir Aparecido Boni, que fez acordo de delação premiada, contou, em detalhes, o envolvimento de pessoas aqui do Estado, num esquemão em que a empresa pagou mais de dois milhões de reais ao hoje vice-prefeito Edgar Tonial, o conhecido Edgar do Boi e ao contador Clodoaldo Andrade, entre 2012 e 2014 e mais 1 milhão e 800 mil no ano seguinte . Num depoimento recheado de detalhes, incluindo-se aí recibos de depósitos do dinheiro pago ilegalmente, assim como a forma como ele era entregue a Clodoaldo, Valdir Aparecido diz que a dupla, junto com o então contador Guaporé Carnes, Milton Amaral, propuseram à JBS, um esquema de concessão de créditos presumidos, ou seja, falsos, mediante pagamento de propina, num percentual de 30 por cento.

 

O esquema oferecia lançar a título de outros créditos e as filiais do Estado não seriam fiscalizadas durante dois a três anos. A JBS deixou de pagar milhões de reais em impostos, pagou parte desse valor em propina, segundo o diretor da JBS. Além dos 2 milhões iniciais, ele contou ainda, em depoimento gravado, o pagamento de mais de 1 milhão e 800 mil, só que daí, através de notas fiscais emitidas pelo escritório de Clodoaldo Andrade. Ainda em dezembro passado, Valdir Aparecido Boni, disse que foi procurado por Clodoaldo para manter o esquema ilícito, com um pedido de propina de 4 milhões e 600 mil reais, mas dessa vez, a empresa não topou e não pagou.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS