Acusado de ser mandante de assassinato permanece preso

Acusado de ser mandante de assassinato permanece preso

Acusado de ser mandante de assassinato permanece preso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia negou o pedido de liberdade a acusado de ser o mandante de um assassinato numa fazenda, situada na zona rural de Presidente Médici. Por esse motivo, está preso desde 24 de fevereiro de 2015, e entrou com pedido de Habeas Corpus alegando o excesso de prazo processual e constrangimento ilegal. Contra ele pesa acusação de praticar os crimes de homicídio triplamente qualificado e roubo qualificado.

O acusado foi pronunciado no dia 27 de abril de 2015, ou seja, a Justiça decidiu que ele deve ser julgado por júri popular. Essa decisão contradiz o alegado pela defesa, de que existiria o excesso de prazo e o constrangimento ilegal. A 1ª Câmara Criminal do TJRO decidiu, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que o fato de a Justiça decidir pela pronúncia do acusado (João B.F), por si só já afasta a alegação de prazo excessivo na prisão.

A decisão seguiu o voto do relator, Valter de Oliveira. O desembargador observou que a defesa colaborou com o atraso processual em razão de ingressar com diversos recursos. Por outro lado, o caso refere-se a crimes graves envolvendo três réus, o que denota complexidade. João é acusado de contratar mais duas pessoas para executar a vítima, mediante promessa de recompensa.

Além disso, extrapolação do prazo não decorre de simples soma do tempo que se leva para a conclusão dos atos processuais”. O desembargador argumentou ainda que o STJ firmou entendimento no sentido de considerar o juízo de razoabilidade para constatar possível constrangimento ilegal, não sendo este o caso.

A decisão foi acompanhada pelos desembargadores Ivanira Borges e Miguel Monico. A sessão de julgamento foi realizada na quinta-feira, dia 21. 

Habeas Corpus n. 0000060-28.2016.8.22.0000

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS