MP apura crise instalada no Presídio Urso Branco

MP apura crise instalada no Presídio Urso Branco

MP apura crise instalada no Presídio Urso Branco

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Segurança Pública, está apurando as condições da crise que se instala desde o início de abril no Presídio de Segurança Máxima de Porto Velho, José Mário Alves, o Urso Branco. Esta semana, foram registrados uma tentativa de fuga e o início de greve de fome por presos da unidade.

O Promotor de Justiça de Segurança Pública, Shalimar Christian Priester Marques, instaurou inquérito civil público para apurar a situação, após tomar conhecimento de que, nesta terça-feira (28), duas celas do Urso Branco teriam sido interligadas, bem como teria início uma tentativa de fuga. O movimento foi frustrado pela Companhia de Guarda da Polícia Militar. Há informação de que agentes penitenciários, em razão da crise instalada, não estariam entrando nos pavilhões.

Na última segunda-feira (27), havia a informação de que presos teriam iniciado uma greve de fome no Urso Branco.

A situação na unidade já havia motivado reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), nos dias 22 e 23 do corrente mês. Na ocasião, foram discutidos, entre outros pontos, os problemas que atualmente afetam o presídio, bem como possíveis alternativas para evitar o início de crise no sistema.

Vistorias

Ao instaurar o inquérito civil público, o MP solicitou da Secretaria de Estado de Justiça - SEJUS os protocolos de segurança referentes a contenções e administração de crises da unidade; a planta baixa e o laudo de engenharia  acerca da integridade física do presídio, entre outras providências. Também questionou o prazo para normalização da situação, bem como para as inspeções de órgãos e conselhos no interior da unidade prisional.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS