O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) recebeu na última sexta, dia 8, o vereador Leonardo Moraes, relator da Comissão Processante da Câmara de Vereadores, criada com o propósito de apurar eventual quebra de decoro parlamentar pelos vereadores Jair Montes, Marcelos Reis, Eduardo Rodrigues, Pastor Delson e Cabo Anjos, citados na Operação Apocalipse. O vereador foi recebido pelo procurador da República Reginaldo Trindade, responsável, na capital, pelo combate à corrupção.
Durante a visita, o vereador Leonardo Moraes falou a respeito dos trabalhos da Comissão Processante. Ele informou que está adotando as precauções necessárias para evitar qualquer alegação que possa anular o processo em andamento.
O representante do MPF/RO disse que a instituição tem total interesse na descoberta da verdade e eventual punição adequada dos responsáveis, uma vez que também é seu papel o combate à corrupção e aos ilícitos cometidos por agentes públicos, principalmente os que exercem mandato popular, de quem se espera maior responsabilidade e compromisso com o interesse público.
Para Reginaldo Trindade, “a sociedade não espera nada menos que justiça e verdade no julgamento da Câmara de Vereadores. O povo está absolutamente saturado em razão dos desmandos praticados pelas mais variadas autoridades. Cada pessoa, cada instituição precisa fazer a sua parte na construção de um país melhor. Logo, esperamos que a Casa de Leis apure, com rigor, o caso e imponha as sanções devidas por eventual afronta à democracia e aos mais caros valores da República”.
Na segunda-feira, dia 11, a Comissão Processante da Câmara de Vereadores apresentará seu relatório, o qual pode apontar para o início do julgamento político dos citados na Operação Apocalipse. Se isto ocorrer, o julgamento começará na sessão plenária de terça-feira, dia 12.