MPF/RO recomenda que Funasa adote ponto eletrônico para servidores e terceirizados

MPF/RO recomenda que Funasa adote ponto eletrônico para servidores e terceirizados

MPF/RO recomenda que Funasa adote ponto eletrônico para servidores e terceirizados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Supostas ausências ao trabalho e atrasos não justificados de servidores e prestadores de serviço da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) estão sendo investigados pelo Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO). Em decorrência do inquérito civil público instaurado, o MPF/RO recomendou ao coordenador da Funasa que providencie a implantação do sistema de registro eletrônico de ponto de servidores e prestadores de serviço; a capacitação dos gestores e fiscais de contratos; e adoção de procedimentos formais para registro das solicitações e reclamações quanto aos serviços terceirizados.   
Na recomendação, o MPF/RO pondera que há necessidade de capacitação dos gestores e fiscais de contratos da Funasa para desempenharem suas funções com eficiência. O órgão ainda lembra que o Tribunal Superior do Trabalho estabelece, pela Súmula n° 331, que os órgãos públicos têm responsabilidade direta e indireta em relação aos serviços terceirizados, especialmente na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço. 
Para o procurador Reginaldo Trindade, “a inobservância de horário de trabalho mínimo gera dano ao erário e ineficiência dos serviços públicos e de utilidade pública prestados. No caso da Funasa, ainda prejudica os usuários do serviço essencial da saúde”. Trindade também ressalta que pode ocorrer enriquecimento sem causa, caso haja pagamento salarial sem a comprovação de cumprimento da carga horária. Além disto, o procurador argumenta que o sistema de registro eletrônico de ponto é regulamentado por portaria do Ministério do Trabalho e Emprego e permite que seja feita a fiscalização do serviço público.               
A Funasa tem dez dias úteis para informar se cumprirá a recomendação e prazo de seis meses para realização dos cursos e implantação do sistema de registro eletrônico de ponto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS