MEIO AMBIENTE: Promotoria de Vilhena destaca trabalho da MFM Soluções Ambientais

Promotor Pablo Pablo Hernandez Viscardi afirma que empresa ajuda municípios no cumprimento da lei e inclusão social no setor do meio ambiente

MEIO AMBIENTE: Promotoria de Vilhena destaca trabalho da MFM Soluções Ambientais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O trabalho desenvolvido pela empresa MFM Soluções Ambientais com foco na responsabilidade ambiental e social em Rondônia recebeu elogios do promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, titular da 6ª Promotoria de Justiça de Vilhena – da Curadoria do Meio Ambiente e Urbanismo, ao Sul do Estado.
 
Segundo ele, a MFM vai além da sua função de receber, tratar e dar destinação adequada aos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), investindo socialmente no apoio aos catadores de recicláveis: “a empresa está trazendo para a formalidade os trabalhadores que viviam em condições subumanas em lixões a céu aberto”.
 
O promotor Pablo, que é o coordenador do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), do Ministério Público de Rondônia (MPRO), citou a parceria que envolve a MFM, o SAAE (Serviço Autônimo de Água e Esgoto) e a Recicoop-Sul (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis) como exemplo para a sustentabilidade na região, que é conhecida como o Cone Sul do Estado.
 
“Por meio dessa parceria, que também estimula a separação de resíduos por parte da população e faz a coleta seletiva, nossa região torna-se referência no cumprimento da Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil”, ressalta.
 
LIXÕES DESATIVADOS
 
Com as inaugurações dos aterros sanitário regionais de Vilhena (em 2013), Cacoal (2016) - ao Centro de Rondônia - e Ji-Paraná (2019), também na região central do Estado, os municípios rondonienses passaram a desativar seus lixões e firmar parcerias com a MFM para a destinação final correta do lixo urbano.
 
Atualmente, cerca de 70% das 52 cidades do Estado já realizam a parceria com a empresa.
 
RECICLAGEM DESENVOLVIDA
 
As operações dos aterros sanitários em Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná abriram as portas para o desenvolvimento da reciclagem em Rondônia, pois os projetos da MFM contemplaram a construção de centrais de triagens dentro das obras – com exceção de Ji-Paraná, que já possuía uma central ao lado do aterro da MFM.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS