FÚRIA: Vereador e prefeito travam briga acirrada na cidade de Cacoal

Recentemente, prefeito Adailton Fúria teria invadido programa de TV ao vivo e interrompido entrevista do vereador Paulo Henrique (PTB)

FÚRIA: Vereador e prefeito travam briga acirrada na cidade de Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Trocas de acusações, ânimos acirrados e até uma suposta invasão de estúdio para interromper entrevista em programa de TV ao vivo. É assim que está a atual relação do vereador Paulo Henrique (PTB), da oposição, e o prefeito Adailton Fúria (PSD), ambos de Cacoal.
 
A confusão e o excesso de “fúria” de um dos lados teve um dos seus pontos altos quando Adailton disse que foi ideia dele trazer a nova agência da Caixa Econômica Federal (CEF) para a cidade, de acordo com o parlamentar.
 
“Quem solicitou a nova agência fui eu! E o deputado coronel Chrisóstomo ligou para mim e outros vereadores, dizendo que ia ajudar a trazer a nova agência. Quando houve o anúncio, o prefeito disse que ele tinha tido a ideia, o que é uma mentira! Ele ameaçou suspender o contrato da Prefeitura com a Caixa”, falou Paulo Henrique ao Rondoniaovivo.
 
Segundo o vereador, foi feito um pedido coletivo com assinaturas de vários outros colegas de Casa, no ofício n° 254/2021, protocolado ao deputado federal coronel Chrisóstomo (PSL) no dia 27 de julho deste ano. Daí, Chrisóstomo ligou ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e este atendeu o pedido do Poder Legislativo de Cacoal.
 
 
Paulo Henrique é um dos quatro vereadores da oposição em Cacoal
 
Briga
 
No último dia 17 de agosto, mais um round desse embate: o prefeito Adailton Fúria interrompeu entrevista de Paulo Henrique no programa A Voz da Comunidade, apresentado por Paulo Rosa.
 
“O prefeito de Cacoal veio aqui, de forma mal-educada, ríspida, grosseira, sem autorização do dono do programa e quis participar. O Paulo Rosa ligou para ele responder os questionamentos sobre a Lei Maria da Penha e a lei 4721, aprovada pela Câmara Municipal. Mas o prefeito não atendeu. Depois de tantos comissionados ligarem para ele, veio aqui tirar satisfação e dizer que o chamei de mentiroso”, disse Paulo durante um vídeo gravado para as redes sociais após o fato.
 
 
Mais confusão
 
Ainda segundo o vereador, o prefeito não sancionou a Lei 4.721/2021, chamada de professora Nadir Barbosa, além de entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a Câmara de Vereadores de Cacoal, de nº 0806141-81.2021.8.22.0000, no Tribunal de Justiça de Rondônia, para a lei que quer combater a violência doméstica na cidade.
 
A Lei municipal homenageia a professora Nadir Barbosa de Souza, vítima de feminicídio em 2012, na creche Josino Brito, local onde trabalhava. Seu companheiro invadiu o local, após pular o muro e a matou com mais de 30 facadas.
 
Entre as medidas da matéria, há a obrigatoriedade do ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha (11.340/06), nas escolas da rede pública municipal e o programa de incentivo à contratação de mulheres em situação de violência doméstica.
 
Mais críticas
 
Paulo Henrique ainda destacou a falta de ação do prefeito Fúria nas questões envolvendo a instalação das UTIs Neonatais e as Hortas Comunitárias em Cacoal.
 
“Estamos em agosto e sequer o projeto de hortas, compromisso do Executivo de enviar este PL para votação na Câmara. O prefeito não citou a moção de apelo ao Governo do Estado para instalação imediata das UTIs Neonatais no Hospital Regional de Cacoal. O Executivo diz que vai trazer as UTIs neonatais para o Materno Infantil sem citar o trabalho do Parlamento Municipal e a nossa bandeira”, destacou ele ao Rondoniaovivo.
 
Defesa
 
O Rondoniaovivo procurou o prefeito Adailton Fúria e ele respondeu nossos questionamentos por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura de Cacoal.
 
"Em nenhum momento houve invasão de programa. Na verdade, fui convidado durante a programação. Na entrevista é possível ver que o apresentador me convida a todo momento para estar presente e responder as perguntas. Inclusive chegou a dar um toque no meu celular. Foi quando decidi ir ao local, porém chegando lá, fui proibido de participar. Fiz minha parte, mas não permitiram minha participação", apontou o prefeito.
 
 
Adailton Fúria é prefeito de uma das maiores cidades de Rondônia, após ser vereador e um curto mandato como deputado estadual
 
Em relação à lei 4.271, sobre a entrada da ADI no TJ, a nota explica. "O projeto está com vício de iniciativa e cabe ao poder Executivo vetar os projetos nesses casos e nós fizemos isto. (O vício de iniciativa ocorre quando um projeto de lei cuja proposição cabe exclusivamente a um poder é iniciado por outro)”.
 
Por fim, sobre a polêmica envolvendo a nova agência da Caixa na cidade, Fúria explica como aconteceu a atuação dele na questão.
 
“Recebi em meu gabinete a visita do superintendente da Caixa Econômica Federal em Rondônia, Dione Wesley Pereira Silva. Falamos sobre a mudança do atual prédio e a estruturação de uma nova agência. Ela será maior e vai trazer mais conforto à nossa população. Ainda na oportunidade, recebi a notícia de que teremos outra unidade em Cacoal. Estou muito feliz. Nossa população precisa dessa nova agência, pois estamos crescendo a cada dia”.
 
 
Agência da Caixa é alvo de disputa de ideias em Cacoal
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS