DOENÇA: Municípios participam de simpósio que debate sobre as hepatites virais

A transmissão continua nesta terça-feira (29) ao vivo pelo canal do youtube do Governo de Rondônia e pelo Facebook da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), das 17h às 18h

DOENÇA: Municípios participam de simpósio que debate sobre as hepatites virais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

GOVERNO DE RO - Com objetivo de discutir inovações sobre o tratamento, eliminação e a situação das Hepatites Virais no Brasil e no Estado de Rondônia, a live do ll Simpósio de Hepatites Virais contou com participação de representantes de mais de 20 municípios, além de estudantes. A transmissão continua nesta terça-feira (29) ao vivo pelo canal do youtube do Governo de Rondônia e pelo Facebook da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), das 17h às 18h.

 
Na abertura  do evento, na segunda-feira (28), foi debatido o Plano de Eliminação da Hepatite C x Desafios e Rede de Serviços de hepatite virais em área de fronteira e contou com participação massiva do público, registrando 745 visualizações, além de muitos comentários, sugestões e questionamentos no chat da transmissão do evento. Os questionamentos foram respondidos no decorrer da transmissão.
 
Entre os principais assuntos, foram esclarecidas as diferenças entre hepatites B e C, distribuição de testes rápidos nas unidades de saúde, e transmissão e os cuidados que a população pode ter para evitar o contágio de hepatites B e C.
 
Os municípios de Alto Alegre dos Parecis,  Ariquemes, Cabixi, Cacoal, Costa Marques, Ji-Paraná, Machadinho d’Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, Urupá e Vilhena, contabilizaram as visualizações do evento no canal no YouTube . 
 
A Dra Izabel Araújo abordou o assunto do serviço na área de fronteira. O trabalho na área de fronteira atende pacientes sem documentos, e depois os dados são compartilhados com o país vizinho, Bolívia. O Dr. Natanael da Costa Arruda falou a respeito do Plano de Eliminação da Hepatite C e os Desafios.
 
A coordenadora Estadual das Hepatites Virais da Agevisa, Francilene Alves de Miranda disse na live que os exames de hepatite C e B podem ser realizados em todas as unidades básicas de saúde por meio dos testes rápidos. “A Agevisa abastece com testes rápidos, para ajudar no diagnóstico, além de preservativo masculino e feminino para todos os municípios”, disse a coordenadora.
 
Por intermédio da Agevisa, no segundo dia de evento, a Dra. Deusilene Dall’ Acqua, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai falar sobre as dificuldades de fazer a leitura dos exames, com o tema: “Marcadores Sorológicos das Hepatites Virais”. O Dr. Luan Felipo Botelho Souza, também pesquisador da Fiocruz, irá abordar o tema: “IES nas Ações Itinerantes e Testes Rápidos, falando das ações itinerantes que são realizadas pelas instituições acadêmicas.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS