O comandante do 2º GBM, tenente José Aparecido dos Santos, esclareceu que está sendo realizado um monitoramento por meio do aplicativo da ANA e que o estado de alerta fica mantido até o fim do mês de abril.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O nível do rio Machado superou a marca dos 10 metros de profundidade no último fim de semana, ligando o sinal de alerta no Corpo de Bombeiros e na Defesa Civil de Ji-Paraná. Segundo a medição realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), o rio atingiu 10,09 metros na tarde do último domingo (15), maior nível já registrado em 2018.
O comandante do 2º Grupamento de Bombeiro Militar (2º GBM), tenente José Aparecido dos Santos, esclareceu que está sendo realizado um monitoramento por meio do aplicativo da ANA e que o estado de alerta fica mantido até o fim do mês de abril.
“Durante esse período, o nível do rio Machado pode elevar, basta que chova forte nas cabeceiras”, explicou o comandante do 2º Grupamento de Bombeiro Militar.
No início da segunda-feira (16), o nível do rio começou a baixar, deixando a casa dos 10 metros logo nas primeiras horas do dia. Durante a tarde, o registro da ANA apontava 9,86 metros de profundidade.
José Bispo Rodrigues Sobrinho mora há mais de 10 anos na margens do rio Machado. Ele acompanhou toda a movimentação das águas nos últimos dias.
“Ele [rio] pegou muita água nesta semana, cerca de 1,5 metro em três dias, mas na segunda-feira a gente começou a notar que ele voltou a baixar. Quem mora aqui já está prevenido com essas situações, a maioria das casas aqui, na rua Beira Rio, são altas. Todo ano sabemos que isso acontece, então a cheia do rio virou uma rotina para quem mora nas margens”, admitiu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o nível de alerta para possíveis transbordamentos e enchentes é a partir dos 10 metros de profundidade, mas as águas só invadem as residências mais baixas quando a medição ultrapassa os 10,50 metros.
O 2º GBM informou que acompanhando toda a movimentação do nível do rio e que está de prontidão para qualquer tipo de emergência e, caso seja necessário, realizar a retirada dos moradores ribeiros das áreas com risco de alagamento.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!