De acordo com a SBPC, o intuito da premiação é incentivar os jovens estudantes, professores e pesquisadores na elaboração e apresentação de suas pesquisas
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entregou ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, um diploma de menção honrosa pela apresentação do trabalho “Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia em ações interdisciplinares: ensino, pesquisa, extensão - um espaço em construção”. Ele foi apresentado durante a 69ª Reunião Anual da entidade, que ocorreu em julho de 2017 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
De acordo com a SBPC, o intuito da premiação é incentivar os jovens estudantes, professores e pesquisadores na elaboração e apresentação de suas pesquisas. O título de Honra ao Mérito, conquistado pelo Grupo de Pesquisas do IFRO, reconhece a importância do trabalho e do conjunto de dados apresentado.
Orientador do projeto, o professor Sérgio Nunes explica que as ações da pesquisa ocorrerão para promover um espaço de debates práticos e aquisição de conhecimentos junto a alunos do Ensino Médio da Rede de Escolas Públicas e Privadas nos municípios de Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Espigão d’Oeste. “Essas ações interdisciplinares proporcionam a disseminação de conhecimentos e de novas tendências tecnológicas, promovendo a inclusão digital e socioprofissional desse público”, disse o professor.
Para atingir essa meta o projeto foi desenvolvido na modalidade dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e atendeu a 1.819 alunos nos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Ministro Andreazza de 16 instituições de ensino. A ação atendeu ainda quatro casas de apoio ao Hospital do Câncer e a Guarda-Mirim em Cacoal.
Solidariedade
Além de partilhar conhecimento e educação com crianças e alunos de outras entidades, o projeto realizado pelos professores do Campus Cacoal em parceria com docentes das Faculdades Integradas de Cacoal (Unesc) também possui viés solidário, com arrecadação de alimentos em seus eventos, ao longo do ano, para distribuição à comunidade vulnerável do município. “Esse ano arrecadamos 7.312 quilos de alimentos e entendemos que, além de beneficiar a população de Cacoal, esses itens poderiam ser compartilhados em outras cidades que também são atendidas pelo nosso campus. Por isso, parte desses alimentos também foi distribuída em Pimenta Bueno e Espigão do Oeste, das quais temos grande representatividade de alunos e projetos”, observou Nunes.
Diretor-Geral da unidade, Davys Sleman lembrou que o Grupo de Pesquisas PDA já possui quase dez anos de atividades consolidadas e entende que as premiações e os números positivos são o saldo de um esforço constante dos alunos e professores, que além da rotina de aulas encontram tempo e motivação para desenvolverem projetos de relevância pedagógica e social. “Certamente estamos orgulhosos e satisfeitos, motivados para continuar essa curva ascendente que colocou o PDA como um dos grupos de pesquisa mais relevante de nossa região. Há muito esforço, seriedade e competência, o que torna esse projeto um grande benefício para o IFRO e para a nossa comunidade que é beneficiada, de diferentes formas, pelo conhecimento que desenvolvemos em Cacoal”, disse.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!