O presidente da Câmara Empresarial de Segurança de Rondônia, Raniery Araujo Coelho, que compõe as Entidades de classe empresarial e da Fecomércio-RO, alertou no início da manhã desta sexta-feira 27.12, para uma possível descontinuidade no serviço de segurança pública, em plena época de festas de final de ano, onde o movimento do comércio é mais intenso e que precisa de atenção redobrada.
A preocupação da classe empresarial deve-se à não votação da Mensagem 277/2024, do Governo de Rondônia, enviado dia 10 de dezembro para votação na Assembleia Legislativa de Rondônia, que garante recursos de mais de R$ 3 milhões à Polícia Militar ações de policiamento ostensivo durante o período festivo de final de ano.
O projeto não foi votado até agora, nem há publicação alguma na pauta da ordem do dia da Casa de Leis até o presente momento. Se o recurso não for aprovado colocará em xeque a “Operação Fim de Ano”, deixando a população de bairros, centros comerciais e pontos de grande concentração de pessoas à própria sorte.
“Estamos fazendo um apelo ao presidente do Legislativo, deputado Marcelo Cruz e aos nobres pares da Casa de Leis para que não deixem de votar o projeto. Nossa população não pode ficar desassistida em uma data tão importante para as famílias e para o comércio que gera emprego, renda e impostos para o município e para o Estado”, disse Raniery Coelho.
A Operação Final de Ano foi desencadeada no dia 18 de dezembro e vai até o dia 15 de janeiro de 2025 para coibir principalmente ilícitos envolvendo furtos e circulação de malfeitores em áreas de centros comerciais, como “saidinhas de bancos” e assaltos relâmpagos. É uma operação que veio para trazer mais segurança principalmente as regiões comerciais da cidade.