REGULAÇÃO: MPRO discute com a Sesau prioridade para crianças e idosos nos hospitais

Reunião aborda aplicação de critérios no sistema de regulação para garantir atendimento preferencial aos mais vulneráveis

REGULAÇÃO: MPRO discute com a Sesau prioridade para crianças e idosos nos hospitais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) reuniu-se nesta terça-feira (3) com a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) para discutir a aplicação de critérios de prioridade para crianças e idosos nas filas dos hospitais públicos de Porto Velho. A reunião teve como objetivo avaliar os meios necessários para garantir que esses grupos vulneráveis sejam atendidos conforme a legislação vigente.
 
Durante o encontro, servidores da Sesau demonstraram o funcionamento do Sistema de Regulação (SISREG), utilizado para organizar a fila de pacientes nos hospitais públicos. O sistema classifica os pacientes com base em critérios como risco, idade, e data de entrada. No entanto, ficou claro que, na prática, a priorização por idade depende das decisões do servidor regulador.
 
Ao final da reunião, a Sesau comprometeu-se a reforçar o cumprimento rigoroso dos critérios de priorização por idade em encontros futuros com seus servidores. A Secretaria assegurou que crianças e idosos terão seus direitos de prioridade respeitados.
 
O Promotor de Justiça Leandro da Costa Gandolfo destacou a importância de um sistema justo e transparente. "Os filtros disponíveis no SISREG permitem uma triagem etária. É fundamental que haja clareza na aplicação desses critérios para evitar injustiças com os mais vulneráveis", afirmou. A Promotora de Justiça Lisandra Vanneska Monteiro também ressaltou a necessidade de garantir que os direitos desses grupos sejam efetivamente cumpridos, respeitando a legislação e protegendo os mais vulneráveis.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS