Em Rondônia, 65% das crianças matriculadas nas escolas públicas foram alfabetizadas na idade correta em 2023, conforme o 1º Relatório de Resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Esse índice é 40% superior ao registrado em 2021, durante a pandemia de Covid-19.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa garantir que alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e escrever na idade adequada. Todos os estados e 99,8% dos municípios aderiram à iniciativa nacionalmente, e, segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de R$ 1 bilhão já foi investido no programa.
O levantamento também mostrou um aumento na porcentagem de alfabetização infantil em comparação com 2019, quando 46% das crianças eram consideradas alfabetizadas.
Além disso, os resultados das redes municipais indicam que:
- Rondônia superou a meta estabelecida no último levantamento;
- A média do estado é maior do que a registrada no Brasil (56%);
- Sete municípios atingiram mais de 80% de alunos alfabetizados, e apenas cinco ficaram abaixo dos 50%.
Este indicador foi calculado a partir do alinhamento nacional dos dados obtidos pelas avaliações estaduais em 2023. Em Rondônia, a avaliação envolveu 88% dos alunos das redes públicas estaduais do 2° ano do ensino fundamental, conforme o MEC.
Discrepância
Em relação à média nacional, aproximadamente 56% das crianças da rede pública estão alfabetizadas. Destas, 64% são declaradas brancas e 50% pretas e pardas. Na rede pública, cerca de 28% dos estudantes possuem informações faltantes na variável raça/cor nos dados do Censo Escolar de 2019.
Cidades
De acordo com os dados do MEC, nove municípios alcançaram mais de 75% de alunos alfabetizados, e sete atingiram mais de 80%. Entre as cidades com maior percentual de crianças do ensino fundamental alfabetizadas, estão:
- Itapuã do Oeste: 98,8%
- Primavera de Rondônia: 86,1%
- Espigão D'Oeste: 85,3%
- Rio Crespo: 83,8%
- Ji-Paraná: 81,8%
Segundo o relatório, apenas quatro municípios do estado ficaram abaixo da média de 50% de alfabetização, são eles: Alvorada Do Oeste (29,2%), Vale do Anari (37%), Guajará-Mirim (41,8%), Buritis (49,8%).
Definição
O MEC define alfabetização como o processo pelo qual a criança desenvolve habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos. Esse processo inclui a capacidade de compreender e utilizar a linguagem escrita de forma funcional no dia a dia.
Assim, considerando um "padrão associado a habilidades básicas de leitura e escrita desenvolvidas por um estudante alfabetizado, conforme estabelecido pelos sistemas de avaliação de estados e municípios", foram considerados alfabetizados os alunos que demonstram as seguintes habilidades:
- Reconhecimento de letras e palavras: A criança deve ser capaz de reconhecer letras, sílabas e palavras;
- Compreensão de textos simples: Deve conseguir ler e compreender textos simples, identificar a ideia principal e responder a perguntas básicas sobre o texto;
- Escrita: Capacidade de escrever palavras e frases simples de forma clara e legível;
- Produção de textos curtos: Escrita de textos curtos, como bilhetes e pequenas histórias, demonstrando coesão e coerência;
- Interpretação de textos simples: Capacidade de interpretar textos simples, inferir significados e fazer conexões com seu cotidiano e outros.