A última enquete do
Rondoniaovivo, que buscou descobrir a opinião dos internautas sobre o subsídio milionário pago pela prefeitura à JTP Transportes (dona da Companhia Municipal de Ônibus / COM PVH), recebeu 1.299 votos. A pergunta da pesquisa de opinião era: “É obrigação do cidadão porto-velhense manter a Companhia de Ônibus aberta?”. A maioria diz que não — os contribuintes não têm obrigação de manter a COM PVH aberta.
A opção ‘Não. Se a empresa não se paga, não é obrigação do contribuinte arcar com o prejuízo’ da enquete recebeu um total de 1.064 votos, representando 81, 91% do total.
“Não faz sentido nenhum essa empresa receber esse ‘monte’ (sic) de dinheiro e o serviço ser ruim do jeito que é. A passagem tinha que ser no mínimo gratuita se a gente paga tanto imposto assim”, disse um dos leitores do Rondoniaovivo em um comentário de rede social.
Como mostrou o Rondoniaovivo, a COM PVH recebe mensalmente milhões de reais pagos pela Prefeitura de Porto Velho. A justificativa da prefeitura é que precisa manter ‘o equilíbrio financeiro’ da empresa previsto no contrato da licitação.
Porto Velho, ao lado de Curitiba e Belo Horizonte, é a capital com a taxa tarifária de ônibus mais cara do Brasil - R$ 6,00.
105 internautas acreditam que sim, é obrigação do cidadão porto-velhense manter uma empresa concessionária privada de portas abertas. Estes escolheram a opção ‘Sim. O contribuinte tem obrigação de arcar com os custos de uma empresa privada’ da enquete, representando 22,53% do total.
Um número considerável de pessoas, 130 internautas (10,01%), não acompanharam a reportagem do Rondoniaovivo e escolheram a opção ‘Não sei ou não tenho opinião sobre o assunto’.