NO ÚLTIMO ANO: Cerca de 50% das crianças deixaram de se vacinar em Porto Velho

20 pontos de multivacinação estarão disponíveis no dia "D", que acontece neste sábado (16)

NO ÚLTIMO ANO: Cerca de 50% das crianças deixaram de se vacinar em Porto Velho

Foto: ILUSTRATIVA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A aplicação de vacinas em adultos e crianças é a peça chave na hora de estimular o sistema imune e tornar o organismo mais resistente a algumas doenças. O efeito dela ocorre pela presença de partes de vírus, bactérias, toxinas e proteínas que ao serem introduzidos no corpo, induzem a síntese de anticorpos.

 
O processo de imunização completo se faz necessário e é indispensável, principalmente em crianças. Pois, com a vacina é possível prevenir o contágio de diversas patologias graves, como paralisia infantil, gripe ou tétano, além de promover o bem-estar de quem estar sendo imunizado.
 
Casos
 
No Brasil, as cinco doenças infantis mais comuns e contagiosas, são a catapora, alergias, infecções no ouvido e na garganta, viroses e caxumba. Os sintomas podem variar entre bolhas intensas, coçeiras e até o inchaço. 
 
Já na capital rondoniense, as doenças que mais atingem as crianças são pneumonia, verminoses, infecções (amigdalite, otite, etc), baixo peso e anemia ferropriva. Essas informações foram obtidas pelo Departamentode Vigilância em Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
 
Pneumonia na criança
Imagem Ilustrativa - Pneumonia em criança
 
 
Ainda segundo a Semusa, entre 2019 e 2020, cerca de 50% das crianças deixaram de se vacinar em Porto Velho. 
 
 
Os possíveis motivos foram por conta da pandemia e com as escolas fechadas, muitos pais deixaram de levar os filhos. 
 
 
Onde tomar
 
 
Seguindo com a Campanha de Multivacinação, os pais e/ou responsáveis devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para que os profissionais possam verificar quais os imunizantes precisam ser aplicados nas crianças.
 
Atendimento é feito em todas as Unidades Básicas de Saúde
 
Essa campanha acontece em todo o país, tem como foco crianças e adolescentes e são atendidos prioritariamente menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias).
 
Confira alguns locais disponíveis em Porto Velho: 
 
 
 
USF José Adelino: Atendimento pela manhã, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h45.
 
USF Hamilton Raulimo Gondim: Atendimento durante a manhã, das 7h às 11h30.
 
USF Pedacinho de Chão: Atendimento pela manhã, das 8h às 12h45.
 
 
Dia D 
 
 
O dia “D” da campanha está marcado para acontecer neste sábado, 16 de outubro, quando uma grande mobilização será feita para conscientizar a população a respeito da importância da imunização.
 
 
 
O Ministério da Saúde adverte que a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis e evita a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS