As redes de iluminação pública da capital serão modernizadas pela Prefeitura de Porto Velho para melhorar a qualidade do serviço prestado à população e reduzir o consumo de energia, por meio da execução do Programa de Eficiência Energética (Proled).
Nesta sexta-feira e sábado (24 e 25), a Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur) realiza a expansão da primeira fase do Proled, que tem o intuito de trocar as luminárias de vapor de sódio e metálico por luminárias de led.
Na sexta, os trabalhos serão executados na avenida José Amador dos Reis, no trecho da Avenida Amazonas até a Rua Mário Andreazza, das 17h até as 23h. No sábado, as equipes da Emdur realizam os trabalhos na avenida Farquar e Lauro Sodré, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
TRÂNSITO
A Emdur orienta aos condutores de veículos e moradores da região em que os trabalhos serão realizados para redobrar a atenção, pois alguns trechos das vias podem ficar isoladas para dar mais segurança e agilidade aos serviços.
Para garantir mais segurança na logística dos serviços, a ação contará com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte.
A vida útil do equipamento de led chega a ultrapassar as 50 mil horas
EFICÁCIA
As luminárias em led são em média 67% mais econômicas que as lâmpadas de vapor metálicas, com uma luminosidade maior.
De acordo com o estudo técnico apresentado pela Emdur, a vida útil do equipamento de led chega a ultrapassar as 50 mil horas, enquanto a durabilidade das fluorescentes fica entre 10 mil e 15 mil horas e a das incandescentes não costuma passar de mil horas. No quesito economicidade as lâmpadas existentes são de 400W e as luminárias leds que serão colocadas são de 150W, sendo uma redução de 250W que equivale a R $90,00, por ponto.