IRREGULARIDADE: Prefeito de Ji-Paraná tem pedido de impeachment protocolado na Câmara

Denunciante aponta infração político-administrativa, improbidade administrativa e crime de prevaricação, contra o gestor municipal.

IRREGULARIDADE: Prefeito de Ji-Paraná tem pedido de impeachment protocolado na Câmara

Foto: Reprodução | Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um pedido de impeachment contra o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), foi protocolado na Câmara Municipal de Ji-Paraná, na última quinta-feira (10). O autor da pedido denuncia atos de infração político-administrativa, improbidade administrativa e crime de prevaricação, contra o gestor municipal.
 
No texto do pedido apresentado aos legisladores, o denunciante afirma que Isaú Fonseca descumpriu a Lei 3.283/2019, ao nomear o seu possível genro, Wellinton Dias dos Santos, como presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Ji-Paraná (AMT). 
 
Tal fato, Eminentes Edis, poderia ser normal e corriqueiro no âmbito da administração pública, não fosse o caso do nomeado ser genro do Exmo. Sr. Prefeito, que sequer possuí nível superior e até mesmo competência para o desempenho do cargo”, diz um trecho do documento.
 
Nível médio x formação superior
 
O representante alega que a nomeação feita por Isaú, viola os princípios constitucionais e infraconstitucionais que regem a administração pública, pois segundo o denunciante, Wellinton não possui nível universitário ou qualquer formação para exercer o cargo, o que vai na contramão da lei.
 
O Artigo 10, da Lei 3.283, é muito claro quanto à nomeação para o cargo da autarquia municipal. O texto diz o seguinte: “Esta Lei estabelece adequações em cargos efetivos e comissionados que compõem a estrutura administrativa da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Ji-Paraná (AMT), I - o pré-requisito para ocupação dos cargos comissionados de Presidente e Vice-Presidente da AMT' passa de ‘Nível Médio’ para Ensino Superior".
 
Salário alto
 
Na decisão protocolada no legislativo municipal, o denunciante afirma que o salário de Wellinton é de R$ 9.100,00 (nove mil e cem reais) e compara. “Os profissionais da saúde municipal, com nível superior, não têm vencimento base nem próximo deste valor”.
 
O representante da denúncia afirmou também que o prefeito “adota postura coronelista, transformando a res pública em coisa privada”.
 
Quer mudar a lei
 
O denunciante aponta ainda que o Isaú quer alterar a Lei, para beneficiar e colocar seus nomeados dentro do que rege o ordenamento jurídico. “Não baste a postura ilegal já praticada, novamente o prefeito tenta dar ‘ares da legalidade’ apresentando à esta Casa de Lei o Projeto nº 4002, a qual visa alterar o pré-requisito para ocupação dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da AMT de ‘Ensino Superior’ para ‘Ensino Médio’ ”.
 
Agora a denúncia deve ser analisada pelo vice-presidente da Casa, Marcelo Lemos, isso porque o presidente, Welliton Fonseca, tem relação de parentesco com o prefeito de Ji-Paraná, e não pode atuar no processo. 
 
Se a análise for aprovada, o processo deve ser colocando em votação para apreciação dos vereadores. Caso seja aprovado, o prefeito deverá deixar o cargo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS