CORONAVÍRUS: Vacinação em grávidas sem comorbidades é suspensa em RO

A medida atende a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que adicionalmente orienta a interrupção temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades (todos os fabricantes).

CORONAVÍRUS: Vacinação em grávidas sem comorbidades é suspensa em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), o Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), orientou às Regionais de Saúde e secretarias municipais de Saúde a interrupção temporária da vacinação em gestantes e puérperas com a vacina contra a covid-19 AstraZeneca/Oxford.
 
A medida atende a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que adicionalmente orienta a interrupção temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades (todos os fabricantes).
 
Segundo a nota emitida pelo Ministério da Saúde, a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades deve ser mantida com imunizantes de outros laboratórios. “Deve prosseguir com as demais vacinas contra a covid-19 em uso no país visto que o perfil risco/benefício da vacinação neste grupo é altamente favorável (Sinovac/Butantan e Pfizer)”, orienta a nota enviada aos estados.
 
Para que as gestantes e puérperas (mulheres com bebês com até 45 dias de nascidos) com comorbidades sejam vacinadas, devem comprovar a condição de risco (comorbidade) por meio de exames, receitas, relatório médico e prescrição médica.
 
Na terça-feira (11), a Agevisa emitiu uma nota de caráter preventivo informando a suspensão temporária da vacinação contra a covid-19 em grávidas de Rondônia. “Ficamos preocupados e decidimos orientar a suspensão da vacinação de todos os fabricantes. O que difere da primeira decisão para esta, é que as grávidas que apresentem alguma comorbidade podem ser vacinadas com Pfizer ou CoronaVac, grávidas sem problemas de saúde devem aguardar a próxima orientação”, pontua a diretora.
 
PRIMEIRA DOSE
 
Em relação às gestantes sem comorbidades que já receberam a primeira dose da vacina, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) emitirá Nota Técnica com orientações a serem seguidas. “O Governo de Rondônia, por meio da Agevisa seguirá as orientações do PNI acerca do esquema vacinal e publicaremos a decisão para que as gestantes de nosso Estado saibam como proceder”, finaliza a diretora-geral da Agevisa, Ana Flora Gerhardt.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS