SÓ O ESSENCIAL: Justiça invalida decisão de Marcos Rocha e comércio ficará fechado na Páscoa

De acordo com o MP/RO essa flexibilização facilitaria o aumento dos caso de infecção por COVID-19

SÓ O ESSENCIAL: Justiça invalida decisão de Marcos Rocha e comércio ficará fechado na Páscoa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A tentativa do Governador Marcos Rocha em permitir que comércios, restaurantes e igrejas funcionassem durante esse fim de semana de páscoa foi barrada pela Justiça de Rondônia nesta quinta-feira (1). 
 
O governador havia revogado trechos de seu próprio Decreto que proibia o funcionamento das atividades não essenciais no final de semana, mesmo com o Estado não possuindo sequer um leito de UTI disponível para os cidadãos afetados pela pandemia. 
 
A decisão
 
Insatisfeito com a medida tomada por Rocha, o Ministério Público de Rondônia solicitou na Justiça o impedimento da revogação desses pontos do Decreto, levando à permanência da determinação que fecha tudo que é não essencial aos fins de semana. 
 
De acordo com o MP/RO essa flexibilização facilitaria o aumento dos caso de infecção por COVID-19, que já está em alta no Estado. 
 
Após analise das alegações expostas, a juíza Juliana Couto Matheus Maldonado Martins, no plantão de primeiro grau em Porto Velho, acatou a solicitação do MP/RO e revogou a decisão de Marcos Rocha. 
 
A juíza
 
Segundo a juíza em sua decisão, as medidas do Governador foram tomadas sem critérios palpáveis, um dos motivos pela qual ela concedeu a tutela de urgência.
 
“Por todo exposto e, em razão dos pressupostos elencados no artigo 300 do CPC, DEFIRO a tutela de urgência para (i) suspender os efeitos do Decreto n. 25.940, de 30 de março de 2021, porém apenas no aspecto que permitiu a realização de cultos e missas para a fase I, bem como (ii) suspender os efeitos do Decreto n. 25.941, de 30 de maro de 2021, porém no aspecto que estabeleceu medidas temporárias ao período alusivo à Páscoa permitindo o funcionamento de restaurantes e lanchonetes e estabelecimentos que comercializem produtos de Páscoa e chocolates no período nele declinado”, disse a juíza em sua decisão.
 
O Estado será notificado e deverá apresentar suas alegações através da Procuradoria Geral. 
 
A decisão já é valida, porém reexaminada pelo Desembargador de plantão.  
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS