O rompimento de um aneurisma provocou a morte do Global no domingo. Doença gera sintomas quando já está em estágio avançado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O diretor e ator Jorge Fernando faleceu neste domingo (27/10/2019), vítima de um aneurisma. O global tinha 64 anos e trabalhava na emissora carioca desde 1978. O aneurisma é uma dilatação anormal em vasos sanguíneos.
No caso de Jorge Fernando, o aneurisma aconteceu na aorta, principal artéria que transporta sangue pelo corpo.
VEJA MAIS
Na maioria dos casos, o aneurisma da aorta não gera sintomas – sendo importante a realização de exames de rotina para que seja encontrado em estágio inicial. ”
Quando o problema está mais avançado e já há risco para o paciente, podem aparecer sinais como dor de cabeça; tonturas ou vertigens; sonolência; lábios, orelhas e unhas com cor azulada; tosse seca que não melhora nem com o uso de remédios ou tosse com a eliminação de catarro com sangue.
Quem está com a condição também pode apresentar cansaço e falta de ar; vômitos e dificuldade para engolir alimentos.
Em caso de combinação de sintomas, a indicação é procurar um pronto-socorro imediatamente.
O risco de sofrer esse tipo de lesão aumenta com o passar da idade, sendo mais comum em homens acima de 65 anos. Há ainda alguns fatores de risco para desenvolver a doença como diabetes, aterosclerose, colesterol alto, hipertensão, doença coronária e tabagismo. No caso de Jorge Fernando, que já tinha sofrido uma AVC (acidente vascular cerebral), o risco também é aumentado.
Para a prevenção de um aneurisma da aorta, recomenda-se a prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras e em sal.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!