Curso reuniu 35 profissionais de 14 municípios rondonienses
Foto: ASSESSORIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu uma capacitação com 35 agentes de desenvolvimento de 14 municípios rondonienses. O curso foi realizado durante quatro dias, em Ji-Paraná, na região central do estado. Os agentes trabalharam em um plano de ação que deverá ser posto em prática nos próximos meses.
"Nós trabalhamos, basicamente, como se constrói um plano de ação. Os agentes de desenvolvimento entenderam os problemas dos municípios, embora nós tenhamos municípios diferentes, os problemas são muito parecidos. Os agentes desenvolveram um plano de ação que será executado ainda em 2019 e em 2020", detalhou Cláudio Scavassa, analista do Sebrae em Rondônia.
No decorrer dos quatro dias de curso, os agentes foram orientados sobre como realizar um planejamento de trabalho para auxiliar os empreendedores em seus respectivos municípios.
"Nós estamos tendo o conhecimento de como fazer um planejamento de trabalho, desde a captação de recursos até como identificar os empreendedores do município, e como ajudá-los a transformar a realidade da região", destacou Genefisson Fagundes, agente de desenvolvimento em Ouro Preto do Oeste.
Os participantes do curso também receberam informações de como os órgãos públicos podem incentivar o empreendedorismo. "O órgão público está ali para servir. Então, nós, como agentes de desenvolvimento, temos que estar ali pelos empreendedores também. Então, temos que facilitar, ser um elo entre a sociedade e o poder público, podendo ajudar de diversas formas diferentes. Aqui no curso vimos exemplos de outros municípios, que podemos adaptar e colocar no nosso também", afirmou Nathane Geik Klems, agente de desenvolvimento em Espigão D'Oeste.
A troca de experiências entre os profissionais foi um dos principais pontos positivos do curso de formação de agentes de desenvolvimento avançado. Rita Marta Correia, agente de desenvolvimento em Vilhena, comenta: "Um ponto fundamental foi a troca de experiência, pois, em nossos municípios, cada um tem uma dificuldade ou limitações. E o curso auxiliou nisso também. Uma ideia boa que aconteceu em outro município, às vezes lá na ponta do estado, pode ser interessante para nós aplicarmos em nosso município".
Por meio do curso promovido pelo Sebrae, os agentes foram capacitados para melhor auxiliar os empreendedores urbanos e empresários rurais. "Fazem parte desse processo a instituição e a designação dos agentes de desenvolvimento. O objetivo é que eles trabalhem para a promoção dos pequenos negócios e também do homem do campo, gerando melhoria na qualidade de vida, emprego e renda para a população na qual eles estão inseridos”, ressaltou Scavassa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!