São onze aviões do país vizinho de diversos modelos que estão participando do Cruzex
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um frota de aviões da Força Aérea do Peru passou por Porto Velho na quinta-feira(15) e nesta sexta-feira(16) e contou com o apoio a Base Aérea local, onde fizeram uma primeira escala em território brasileiro.
Ao todo onze aviões compõem o grupo que está se deslocando para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, onde estão participando do exercício CRUZEX FLIGHT 2018 na Ala 10. Os aviões são os seguintes: quatro aeronaves A-37 Dragonfly, uma aeronave C-27, um Boeing 737-200, quatro Mirage-2000 e um C-130.
O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre os países participantes.
A edição de 2018, que acontece entre os dias 18 a 30 de novembro, na Ala 10, em Natal (RN), vai reunir 13 países, além do Brasil, em torno de cem aeronaves militares brasileiras e estrangeiras. Trata-se do maior treinamento conjunto e multinacional promovido pela FAB – pois também reúne Marinha e Exército. O total previsto é entre 1.200 a 1.300 horas voadas.
A principal novidade do CRUZEX 2018 é o cenário de guerra não convencional, em que o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. É o perfil encontrado em missões de paz da ONU.
Nesta edição, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai vão participar com militares e aviões; Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia, Reino Unido e Venezuela, com militares.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!