Médica da Astir orienta sobre os riscos da automedicação

Ela explica que atende muitos pacientes com história de resistência sobre certos remédios, devido o uso incorreto como xaropes, vitaminas, analgésicos estimulantes do apetite, entre outros.

Médica da Astir orienta sobre os riscos da automedicação

Foto: Assessoria Astir

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A médica, clínica geral, Daniele Bergamaschi, orienta sobre os riscos da automedicação, principalmente dos medicamentos sem controle, ou seja, disponíveis no mercado sem a obrigatoriedade de receituário.

 

Ela explica que atende muitos pacientes com história de resistência sobre certos fármacos (remédios), devido o uso incorreto como xaropes, vitaminas, analgésicos estimulantes do apetite, entre outros.

 

Os riscos que podem afetar a saúde dos pacientes são:

 

Xaropes: A tosse pode ser causada por diversos fatores, como infecção viral ou bacteriana, alergia, refluxo da hérnia de hiato e câncer das vias respiratórias. O uso de xarope pode mascarar os sintomas, permitindo que as doenças evoluam sem controle. Ainda de acordo com a médica, ele pode agravar o problema ou não ter efeito algum.

 

Vitaminas: Só devem ser tomadas quando há uma real necessidade e indicação de um médico. Algumas vitaminas, dependendo da dose, podem provocar doenças. A vitamina C, por exemplo, provoca distúrbios gastrointestinais e cálculo renal. A vitamina A, quando consumida por crianças, pode provocar hipertensão craniana.

 

Estimulantes do apetite e polivitamínicos: Os possíveis riscos da ingestão de estimulantes de apetite estão relacionados aos princípios ativos. De um modo geral, os polivitamínicos podem não apresentarão efeitos adversos, porém os demais, se ingeridos sem indicação de um profissional e/ou em excesso, poderão causar de leves a graves efeitos colaterais, especialmente, em crianças, gestantes e idosos, disse a médica. 

 

A ingestão de grandes quantidades pode sobrecarregar órgãos como baço, fígado e até a medula óssea. É por isso que não é raro crianças apresentarem intoxicação pelo consumo de estimulantes de apetite. Portanto, deve-se sempre consultar um médico antes do uso!

 

Os efeitos colaterais mais comuns são sonolência, distúrbios do humor e a perda da capacidade de concentração que, por sua vez, podem levar ao mau desempenho escolar ou no ambiente de trabalho. Além disso, sem o exame e prescrição médica, eles podem mascarar sintomas de doenças graves, como alguns tipos de tumores.

 

A maioria desses fármacos é contra indicada para mulheres grávidas ou quaisquer pessoas com hipersensibilidade aos princípios ativos das fórmulas; pessoas com glaucoma, retenção urinária ou distúrbios renais têm contra-indicação para alguns estimulantes de apetite; hipertensos devem estar atentos às formulações, pois a presença de cafeína e ginseng podem lhes causar sérios distúrbios.  

 

CB PM Alan Mota – Diretor executivo da Astir

 

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota, fala que o ambulatório atende de segunda a sexta-feira, com médicos clínicos geral, como, também especialistas. Alan finaliza dizendo que a Astir mantém serviço de pronto atendimento 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem, raios-x, exames de laboratório (emergência), leitos humanizados no Hospital Tiradentes e leitos de observação no SPA, concluiu. 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS