OCUPAÇÃO: Após 12 horas, trabalhadores em educação deixam o prédio da Seduc

A desocupação se deu após o comparecimento do secretário de Estado da Educação, Florisvaldo Alves, ao local, com informações que podem levar à retomada das negociações na próxima semana

OCUPAÇÃO: Após 12 horas, trabalhadores em educação deixam o prédio da Seduc

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os trabalhadores em educação estaduais de Rondônia deixaram o prédio da Secretaria de Estado da Educação, em Porto Velho, por volta das 19 horas de ontem (23), depois de 12 horas acampados no local.

 

A desocupação se deu após o comparecimento do secretário de Estado da Educação, Florisvaldo Alves, ao local, com informações que podem levar à retomada das negociações na próxima semana.

 

Os trabalhadores em educação ocuparam o prédio da Seduc por volta das 7 horas da manhã em protesto contra a falta de contraproposta do governo à proposta de Plano de Valorização dos trabalhadores em educação, apresentada pelo Sintero, ainda em dezembro de 2017.

 

O secretário informou que o governo já fez o levantamento da quantidade de pedidos de aposentadoria pendentes e do valor da economia que essas aposentadorias representarão, e já apresentou o resultado ao Tribunal de Justiça, conforme determinado na audiência de conciliação.

 

Ainda de acordo com o secretário, o governo está fazendo um outro estudo para verificar qual o valor que a Seduc pode economizar no orçamento próprio e que possa reverter para salário dos trabalhadores em educação.

 

Isso para retomar as conversas com o Sintero, o que poderá ocorrer até a próxima quarta-feira, quando deverá ser apresentada uma proposta à categoria. Qualquer negociação, no entanto, somente ocorrerá com a presença da diretoria Executiva e de diretores de todas as Regionais. E qualquer deliberação, será feita pela categoria, em assembleia.

 

Na presença do secretário os trabalhadores em educação demonstraram união e disposição para manter a ocupação da Seduc por quanto tempo fosse necessário, mas decidiram se retirar do local espontaneamente para manter o diálogo.

 

Eles já estavam preparados com colchões e o Sintero já disponibilizava a estrutura necessária à manutenção do protesto.

 

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, considerou sensata a decisão dos trabalhadores em educação, e disse que a diretoria do sindicato apoiaria a categoria qualquer que fosse a deliberação.

 

Embora tenham decidido desocupar a Seduc, os trabalhadores em educação deixaram bem claro que a greve continua, e já marcaram concentração em todas as Regionais na segunda-feira (26), para discutir novas estratégias de luta e reforçar a mobilização.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS