Venezuela lança criptomoeda com lastro em "ativos petrolíferos"

A emissão da criptomoeda, anunciada por Maduro no final do ano passado, conta com "ativos petrolíferos" como lastro, segundo o próprio presidente

Venezuela lança criptomoeda com lastro em

Foto: Reuters

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (30) que no dia 20 de fevereiro começará a pré-venda da criptomoeda venezuelana, batizada de “petro”, e informou que amanhã serão divulgadas as condições de funcionamento deste dinheiro digital.

 

A emissão da criptomoeda, anunciada por Maduro no final do ano passado, conta com "ativos petrolíferos" como lastro, segundo o próprio presidente. Ele declarou que a petro, no início, terá como respaldo "a riqueza do campo I do bloco Ayacucho da faixa petrolífera do Orinoco" e destacou que cada unidade dessa criptomoeda equivale ao preço de um barril de petróleo.

 

O líder venezuelano apresentou, além disso, o "white paper" ou “livro branco”, em que são "mostradas todas as condições de criação, funcionamento e respaldo da criptomoeda".

 

Ao ler alguns dos pontos contidos no livro, Maduro disse que "poderão ser adquiridos petros em pré-venda, na oferta inicial e no mercado secundário, uma vez concluído o processo de venda inicial" e que "o total de petros emitidos em circulação durante o primeiro ano será de mais de 100 bilhões de petros".

 

Sistema mais justo

 

O “livro branco” foi criado por "especialistas nacionais e mundiais", afirmou o presidente venezuelano, para quem o petro "servirá como plataforma para o crescimento de um sistema financeiro mais justo e favorável ao sistema financeiro nacional".

 

"A moeda será negociada de forma segura e direta para evitar bloqueios e embargos" e "evitará o alto custo transacional das companhias e bancos processadores de pagamento", acrescentou Maduro, além de ressaltar que "o petro estará disponível de maneira livre em casas de câmbio eletrônico no mundo todo".

 

O governo venezuelano começará a venda com um "token (dispositivo eletrônico gerador de senhas, geralmente sem conexão física com o computador) de características ERC20", e que amanhã “o ministro da Educação Universitária, Ciência e Tecnologia, Hugbel Roa, e o superintendente da criptomoeda, Carlos Vargas, darão detalhes a respeito”.

 

Mais informações sobre a criptomoeda serão divulgadas no portal http://www.elpetro.gov.ve.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS