Em caso de urgência e emergência a paciente deve ser encaminhada para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) o qual funciona 24 horas, 7 dias por semana
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A médica ginecologista e obstetra da Astir, Faiane de Sá, explica sobre prevenção e exames de rotina, como também planejamento familiar e uso de contraceptivos, se for o caso, receitados apenas pelo médico, que as mulheres devem realizar entre 6 a 12 meses, junto ao médico ginecologista.
Segundo a médica o exame preventivo de colo de útero (O nome é em homenagem ao cientista de origem grega George Papanicolaou conseguiu descrever as células malignas em seus primeiros estágios de desenvolvimento e criar um teste para detecção precoce do câncer de útero.
O Papanicolaou, consiste no exame em microscópio de uma amostra de células que o ginecologista coleta raspando com uma espátula especial a região da entrada do útero. A análise serve para diagnosticar além do câncer, no início, também doenças infecciosas como chlamydia, gonorréias, trichomonas e candidíase e a contaminação pelo HPV), tireóide, hormonal, dor pélvica que pode ser intestinal, endometriose (A endometriose é invisível, mas os sinais de sua presença no organismo são, na grande maioria das vezes, bem perceptíveis, manifestando-se por meio dos seguintes sintomas:
A médica alerta as mamães grávidas realizarem o pré-natal, desde o começo da gravidez que em senso estrito, pré-natal é a assistência médica e de enfermagem prestada à mulher durante todos os nove meses da gravidez. O pré-natal destina-se a garantir o melhor estado de saúde possível para a mãe e para o bebê no momento do parto.
Pode-se mesmo dizer que o pré-natal deve começar antes da gravidez, como uma preparação para engravidar. Essa assistência deve visar não só as questões biológicas, mas também as atinentes à saúde emocional da mãe, o desenvolvimento do feto, bem como acentuar a importância do papel do pai. Geralmente o pré-natal reduz o número de nascimentos prematuros, evita cesarianas desnecessárias, reduz os nascimentos com baixo peso e as complicações como a hipertensão arterial e a transmissão vertical (da mãe para o feto) de patologias transmissíveis, entre outros.
O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota explica que no ambulatório (Porto Velho), médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia atendem nos dias e horário abaixo relacionados. “Em caso de dúvidas ligue 3223 3686 e celular funcional 9 9285-6131 (operadora Claro)”. Em caso de urgência e emergência a paciente deve ser encaminhada para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) o qual funciona 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem, Hospital Tiradentes, entre outros”. A nossa associada não fica sem atendimento médico, disse Alan.
Relação dos médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia que atendem no ambulatório da Astir, durante a semana:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!