Planejamento dos gastos, atenção nas promoções e trocas de produtos estão entre os principais cuidados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O coordenador-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RO), Rui Costa, faz um alerta aos consumidores sobre as compras de presentes no período natalino. Planejamento dos gastos, atenção redobrada nas promoções e trocas de produtos estão entre os principais cuidados que o consumidor deve se atentar quando for às compras.
“O consumidor não deve, em hipótese alguma, comprar pela indução do chamamento inicial das propagandas. Primeiro deve-se fazer uma pesquisa de preços sem fugir da qualidade do produto em que se pretende comprar.
Em seguida, certificar se a oferta está sendo cumprida no balcão conforme o anunciado na propaganda. Por fim, saber se a loja oferece troca de produto caso esse não satisfaça a necessidade e/ou o gosto da pessoa a ser presenteada”, instrui o coordenador-geral do Procon, órgão ligado à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).
Planejar os gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e não comprar nada que não seja realmente necessário, alerta Rui Costa, lembrando que no início do ano as despesas fixas chegam à forma de boleto bancário, débito em conta e ou até mesmo em carnês e talões, como IPTU, IPVA, energia, água e aluguel. Gasto com material escolar também entra na lista dos custos no início do ano.
“Sempre que possível é preferível comprar à vista e pechinchar descontos. No caso de compra a prazo, o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e quantidade de parcelas evitando gastos desnecessários”, sugere o coordenador do Procon.
O Código de Defesa do Consumidor assegura a troca de mercadorias somente se o produto apresentar defeito de fábrica e após ser levado para a assistência técnica, nos casos dos eletrodomésticos e eletrônicos, por exemplo. Portanto, é necessário observar as embalagens dos produtos, que devem ter todas as informações em língua portuguesa. Alimentos e cosméticos devem apresentar, entre outros, dados de: registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade.
Rui Costa sugere, ainda, que as compras de natal não se tornem programas em família. “Evitar a presença de crianças às compras, pois a sensibilidade provocada pelos filhos podem levar os pais a assumirem dívidas não planejadas”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!