Prefeito estuda atendimento médico a soldados da borracha

Hildon vai discutir estratégia com secretários e governador Confucio Moura

Prefeito estuda atendimento médico a soldados da borracha

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em café da manhã com um grupo de ex-soldados da borracha, na sede do sindicato da categoria, no centro histórico de Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves disse hoje (27) que estudará reivindicação de atendimento preferencial nas unidades de saúde do município. 

Segundo o Sindisbor, atualmente, há em torno de 2.100 ex-soldados e esposas que enfrentam dificuldades de acesso a consultas e a tratamento com renda de dois salários-mínimos, não podendo pagar planos de saúde ou consulta particular, já que o ganho é comprometido pela aquisição de medicamento.

Atualmente a faixa etária dos soldados da borracha oscila entre 85 anos a até 108 anos, sendo que a maioria veio ainda jovem, oriundos do nordeste, para apoiar no esforço da 2ª Guerra Mundial. Por meio da extração de borracha de seringa.

Depois de ouvir a reivindicação e receber documentos protocolares sobre a demanda, Hildon, acompanhado do deputado federal Expedito Neto, anunciou que conversará com os secretários de Saúde Orlando Ramires (municipal) e Williames Pimentel (estadual), além do governador Confucio Moura, para pedir a atenção integrada entre o CEM (Centro de Especialidades Médicas) e POC (Policlínica Osvaldo Cruz).

“É muito justa a demanda. Esse pessoal foi agente principal de fase muito importante da história do país, mas eu peço que me deem um tempo para ver como isso será possível. Vamos conversar com o governador Confúcio e com os secretários Orlando e Pimentel, buscando uma ação articulada na saúde municipal e também na estadual, via CEM e POC”.

Ao falar em nome dos soldados da borracha, o vice-presidente do Sindsbor, George Teles Menezes explicou que, “pelo limitado poder aquisitivo da aposentadoria, em dois salários-mínimos, pela idade e, principalmente, pela vulnerabilidade a doenças, não podem as pessoas enfrentar a burocracia de um atendimento médico público. Tem de haver uma certa preferência nesse caso”.

Vários outros assuntos foram discutidos por Hildon e pelo deputado Expedito Neto no Sindisbor, para ampliação de direitos dos soldados de borracha. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS