Aferição da malha viária deve ajustar o repasse do Fitha

O objetivo principal da nova aferição é ajustar o repasse anual.

Aferição da malha viária deve ajustar o repasse do Fitha

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em 2018 será realizada a atualização do quantitativo de estradas e da quilometragem de responsabilidade de cada um dos 52 municípios de Rondônia. O objetivo principal da nova aferição é ajustar o repasse anual do Fundo de Infraestrutura para Transportes e Habitação (Fitha), recurso administrado pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) e repassado aos municípios por meio de convênios.

A novo levantamento será realizado em parceria entre a Associação dos Municípios de Rondônia (Arom), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o DER e os municípios. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado na última semana, na Associação de Municípios.

A Arom fez a aquisição de aparelhos GPS e softwares que foram repassados ao Censipam. Na parceria, o DER e os municípios oferecerão estrutura como motoristas, veículos e diárias para o levantamento dos dados. A última aferição deste tipo foi realizada em 2010, na qual o DER também teve participação.

O quantitativo da malha viária dos municípios é um dos critérios para a definição do montante que cada prefeitura deve receber referente ao Fitha. E hoje existe um consenso tanto entre o DER, a Arom, e os municípios: todos entendem que os números estão desatualizados.

Para o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, a nova aferição fará com que o repasse do Fitha aos municípios seja mais justo. O diretor frisa que o último levantamento foi realizado em 2010 e que de lá para cá muitas estradas surgiram nos municípios e outras vicinais foram repassadas ao estado.

“Precisamos fazer que cada prefeitura receba o valor correspondente à sua malha viária. Este levantamento nos permitirá chegar aos dados reais”, afirmou Neiva ao destacar que a maioria dos municípios dependem exclusivamente do repasse do Fitha para a recuperação de suas estradas.

O presidente da Arom, Jurandir de Oliveira, disse que a entidade tomou a iniciativa de fazer uma nova aferição em face às reclamações dos municípios. “Nosso objetivo é acompanhar e obter a certeza da exatidão de tamanho das estradas rurais”, acrescentou Jurandir.

O gerente regional do Censipam, Carlos Canosa, entende que a medida significa uma possibilidade concreta de realizar os trabalhos de enorme relevância à sociedade, e frisou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS