MPF pede que prefeitura faça reparos em fossa séptica

O prefeito tem o prazo de 15 dias para se manifestar quanto ao acatamento da recomendação

MPF pede que prefeitura faça reparos em fossa séptica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a finalidade de controlar e prevenir a proliferação de doenças em Guajará-Mirim, o Ministério Público Federal (MPF) expediu uma recomendação ao prefeito para que a prefeitura adote medidas de reparos e manutenções da tubulação da fossa séptica próxima ao Porto Alfandegário.
 
A manutenção da fossa séptica deve ser feita uma vez por ano e seguir as normas técnicas (NBR 7229/1993) para evitar a poluição do solo, dos mananciais de abastecimento de água e o contato de vetores com fezes.
 
Na recomendação, o MPF aponta que é competência do município o saneamento básico, a proteção ao meio ambiente, o combate à poluição em qualquer de suas formas, a organização, a prestação dos serviços públicos etc.
 
Estudos realizados pelo Instituto Trata Brasil mostram que em Rondônia apenas 44,15% da população tem acesso à rede de água; 4,02% tem acesso à coleta de esgoto e 4,16% tem acesso ao tratamento de esgoto. O esgoto a céu aberto pode causar doenças como infecções, diarreias parasitoses, verminoses, febre tifoide, doenças toxicológicas, sendo importante fazer a coleta de esgoto e a correta manutenção do sistema de tratamento.
 

 

Para a procuradora da República Daniela Lopes de Faria, “as medidas adotadas têm por consequência aumentar a vida média do homem – através da redução de mortalidade (em caso de doenças), diminuir as despesas com tratamento de doenças evitáveis, reduzir o custo do tratamento de água de abastecimento, pela prevenção da poluição dos mananciais e preservar a fauna aquática”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS