O prédio foi construído em 2009, mas necessitava de mais espaço por conta da demanda do município
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os acidentes automobilísticos, além de afetar as vítimas, provocam maior ocupação de leitos nos hospitais. A adoção de novas condutas que respeitem a integridade física de quem circula pelas ruas é fundamental. O recado foi dado pelo governador Confúcio Moura ao participar da cerimônia de entrega das instalações ampliadas e reformadas da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município de Nova Brasilândia do Oeste, nesta quinta-feira (24).
O prédio foi construído em 2009, mas necessitava de mais espaço por conta da demanda do município. A principal novidade é a estrutura que vai abrigar o sistema Detran NET, que utiliza a mais moderna tecnologia para oferecer agilidade e confiabilidade nos serviços prestados aos usuários.
O governo investe em conforto para usuários e servidores do Detran, mas quem conduz veículos pelas ruas deve contribuir respeitando as regras do trânsito, como por exemplo, as operações Lei Seca, disse Confúcio.
Citando estatísticas, o governador disse que o número de vítimas de acidentes reduz em até 40% quando a fiscalização contra motoristas que dirigem embriagados é feita em Porto Velho. “As operações evitam prejuízos materiais e que mães chorem a perda dos filhos”, insistiu.
A frota de Rondônia é de 915 mil veículos. O Detran destinou recursos para que todos os municípios sinalizem bem as ruas. Mas é no avanço tecnológico que os proprietários de veículos são mais beneficiados.
A emissão de documentos de habilitação para motoristas é feita em poucos minutos e o documento chega à casa do motorista em 24h, pelos Correios, em Porto Velho. No interior, quando estiver plenamente funcionando o Detran NET, chegará em no máximo 48 horas, também pelos Correios.
As taxas, na capital, são pagas até mesmo pela internet e o sistema digital do Detran recebe as informações a cada 15 minutos.
Segundo o diretor geral do Detran, José de Albuquerque, o sistema é tão avançado que está sendo copiado por outros estados. Técnicos de Mato Grosso virão a Rondônia nos próximos dias para conhecer o mecanismo.
A reforma e ampliação da Ciretran de Nova Brasilândia do Oeste, na avaliação do governador Confúcio, leva conforto para quem utiliza os serviços do órgão, mas contribui também com o aumento da eficiência na prestação dos serviços.
Sobre o tempo de entrega da carteiras de habilitação para motorista, Confúcio lembrou que, na primeira campanha para governador, prometeu agilizar o sistema, que demandava de seis meses a um ano para que o motorista recebesse o documento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!