PATRIMÔNIO: Prédio do Relógio já está sob responsabilidade da Prefeitura

O Município vai restaurar o prédio e encontrar uma maneira de fazer o relógio funcionar novamente

PATRIMÔNIO: Prédio do Relógio já está sob  responsabilidade da Prefeitura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um dos mais importantes patrimônios históricos de Porto Velho e de Rondônia agora está sob a responsabilidade da prefeitura da Capital. No final da tarde de sexta-feira (11), o prefeito dr Hildon Chaves e o superintendente do patrimônio da União, Israel Nogueira, assinaram o termo de cessão do “Prédio do Relógio” para o município.

“Nossa gestão está totalmente comprometida com o resgate de Porto Velho. Vamos transferir o gabinete do prefeito e toda sua estrutura para aquele prédio, o que significa estarmos no marco zero da cidade e do próprio Estado. Foi ali no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que tudo começou há mais de 100 anos”, disse dr Hildon.

O prefeito também se comprometeu em restaurar todo prédio e encontrar uma maneira de fazer o relógio funcionar novamente. “Isso também simboliza o início do nosso projeto de restauração do centro histórico da cidade, que se Deus quiser e com ajuda dos comerciantes e da população vamos levar a frente”, destacou.

O objetivo é restaurar toda região central de Porto Velho para que seja um ponto expressivo de visitação turística, para que a população que voltou a frequentar a Praça Madeira Mamoré passe também a contar com mais esse prédio após a sua revitalização. A medida ainda tem a intenção de contribuir para com a reurbanização, estética e valorização de toda parte histórica da capital rondoniense.

Dr Hildon explicou que o gabinete vai mudar para o prédio do relógio porque as instalações ali são maiores e vai proporcionar o atendimento a população com mais conforto e dignidade. O Palácio Tancredo Neves, onde atualmente funciona o gabinete do prefeito, será utilizado por uma das secretarias que estão em prédios alugados, o que vai gerar economia dos recursos públicos.

CUIDADO

Ismael Correia disse que a cessão de uso do prédio do relógio para o município se deve ao fato do prefeito ter apresentado projeto de revitalização, garantindo que vai cuidar daquele patrimônio histórico. “Ele quer revitalizar, dar mais harmonia, então entendemos que, quem tem a melhor condição e recursos para se alojar ali é o município. E vendo a boa intenção do prefeito, a vontade que ele tem de avançar e restaurar essa imagem histórica de Rondônia e de Porto Velho a gente tomou a decisão de fazer essa cessão para que ele possa ficar à disposição da administração pública municipal”, observou.

HISTÓRICO

De acordo com historiadores, o prédio do relógio, localizado na avenida Sete de Setembro com Farquar, de frente para o Rio Madeira, foi inaugurado no dia 15 de janeiro de 1950, pelo então governador Joaquim Araújo Lima e pelo diretor da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Ananias Ferreira de Andrade. O projeto arquitetônico da obra foi elaborado pelo arquiteto Armando Costa, do Rio de Janeiro, que se inspirou no formato de uma locomotiva, fato que nunca foi alterado.

O prédio foi construído para ser a sede administrativa da Estrada de Ferro, mas depois que esta foi desativada, serviu para abrigar diversos órgãos públicos, inclusive o extinto Beron – Banco do Estado de Rondônia. Atualmente ele pertence a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), que cedeu para uso pela prefeitura .

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS