VIGILÂNCIA - Tabacarias são alvos de fiscalização

De acordo com as fiscais, a ação é um pedido do Ministério Público (MP), através da promotora da infância e juventude Yara Viscardi.

VIGILÂNCIA - Tabacarias são alvos de fiscalização

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Na manhã desta sexta-feira, 21, a reportagem do Extra de Rondônia entrevistou as fiscais responsáveis pela Vigilância Sanitária,  Edvaneide Caçula e Gorette Alves, onde informaram sobre a fiscalização que está em curso com apoio da Polícia Militar (PM) e Conselho Tutelar, nas tabacarias de Vilhena.

De acordo com as fiscais, a ação é um pedido do Ministério Público (MP), através da promotora da infância e juventude Yara Viscardi. A mobilização para fiscalização partiu de denúncias que menores estariam consumindo cigarros e narguilés, em tabacarias no centro da cidade.

Edvaneide disse que a blitz iniciou nesta quinta-feira, 20, e está sendo realizada com apoio de policiais militares e conselheiros tutelares. Segundo as fiscais, na operação duas tabacarias foram vistoriadas e um dos estabelecimentos foi fechado por falta de alvará de funcionamento. Uma adolescente de 16 anos estava frequentando o local e fazia uso de narguilé.

A proprietária da tabacaria foi autuada e conduzida à Delegacia de Polícia Civil, onde responderá criminalmente, e a garota foi encaminhada para a sede conselho tutelar.

As fiscais ressaltaram que o uso de cigarros e narguilés em ambientes fechados são proibidos. Tabacarias, bares e restaurantes são obrigados a ter um espaço livre para consumo deste tipos de produtos, e é expressamente proibido a venda a menores de 18 anos.

Confira as leis:

Lei Anti-fumo nº 12.546/2011.

Além da proibição de fumar nos locais totalmente fechados, em todo o país, agora também impede o fumo nos locais parcialmente fechados em qualquer um de seus lados por uma parede, divisória, teto ou toldo. E nada de fumódromos. A lei vale também para áreas comuns de condomínios e clubes

Lei nº 4.771/20112

Art. 1º Fica proibida a comercialização e o uso em locais públicos do cachimbo conhecido como narguilé e de similares aos menores de dezoito anos de idade.

2º Os estabelecimentos que comercializam o produto ficam obrigados a solicitar o documento de identidade a fim de comprovarem a maioridade.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS